Ícone do país havia sido fechado por estragos na Ilha da Liberdade, provocados pela supertempestade Sandy

A Estátua da Liberdade foi finalmente reaberta nesta quinta-feira (4), dia em que os EUA comemoram a independência, oito meses depois de a supertempestade Sandy ter inundado a pequena ilha.

Em 2011: Sarkozy e Bloomberg celebram 125 anos da Estátua da Liberdade

Visitantes da Estátua da Liberdade desembarcam na ilha da Liberdade na primeira balsa que deixou Manhattan
AP
Visitantes da Estátua da Liberdade desembarcam na ilha da Liberdade na primeira balsa que deixou Manhattan


Ilegal?: Grupo alerta para deportação da Estátua da Liberdade

A reabertura da estátua foi vista como um sinal de recuperação, enquanto o país celebra o Dia da Independência de várias formas - desde um disparo solene de fogos de artifício em tributo aos 19 bombeiros mortos no Arizona a tradicionais desfiles e shows, e até mesmo competições de quem come mais cachorro quente.

O reforço na segurança não foi surpreendente. Boston se preparou nesta quinta para receber seu primeiro grande evento desde o ataque à maratona em 15 de abril , que deixou três mortos e centenas de feridos.

Em Nova York, uma multidão se reuniu para a cerimônia de inauguração da estátua na Ilha da Liberdade. O evento teve a presença de autoridades federais e o prefeito Michael Bloomberg.

"É um dos mais duradouros ícones dos EUA - e está inaugurado hoje", disse o diretor do Parque Nacional Jonathan Jarvis disse durante a cerimônia. "Sejam bem-vindos."

A estátua foi popupada durante a tempestade de outubro, mas a ilha ficou devastada. Calçadas e píers foram quebrados e edifícios ficaram inundados. A tempestade destruiu sistemas elétricos e de esgoto. Centenas de funcionários do Parque Nacional da Califórnia e do Alasca passaram semanas limpando lama e detritos.

Em seu pronunciamento semanal na rádio, o presidente Barack Obama pediu aos americanos para viver de acordo com as palavras da Declaração de Independência, assegurando a liberdade e a oportunidade para seus filhos, bem como para as gerações futuras.

Com AP

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.