Memes e montagens se multiplicam na web com sátiras e críticas bem-humoradas contra programas de vigilância da agência nacional de segurança americana

O vazamento de programas de vigilância secretos em massa pelos quais o governo dos EUA intercepta registros telefônicos americanos e comunicações eletrônicas de estrangeiros provocou reações bem-humoradas e críticas nas redes sociais.

Com paradeiro incerto: Americano que vazou rede espiã lutará contra extradição

Senadores: EUA mantêm ampla base de dados de ligações telefônicas

Montagem mostra atualização de status do Facebook incluindo a CIA nas opções de visualização
Reprodução
Montagem mostra atualização de status do Facebook incluindo a CIA nas opções de visualização

Prism: EUA coletam secretamente dados de nove empresas de internet

Desde que o caso veio à tona em 6 de junho, quando uma matéria publicada no jornal britânico The Guardian revelou que a Agência Nacional de Segurança (NSA, sigla em inglês) coletava registros telefônicos dos usuários da Verizon , montagens fotográficas e memes (conceitos que se popularizam por meio da internet) se multiplicaram pela internet em tumblers, perfis de Facebook e no Twitter.

Motivo: Ex-técnico da CIA diz que expôs vigilância secreta para 'defender liberdade'

Risco: Ex-técnico da CIA pode enfrentar anos de prisão por vazar dados sobre vigilância

Em uma das páginas que ficou mais conhecida, o tumblr "Obama is checking your email" (Obama está lendo seus emails, em tradução literal), o presidente americano aparece em diversas fotos olhando para monitores de computadores e smartphones - uma brincadeira que surgiu após a descoberta do programa Prism da NSA , pelo qual dados como emails, chats, transferências de dados são coletados pela inteligência americana de nove gigantes da internet, como Facebook e Google.

Lindsay: Dançarina de pole dance, namorada de delator dos EUA diz que está 'à deriva'

Montagem faz brincadeira com livro '1984', de George Orwell: '1984 não era um manual de instruções'
Reprodução
Montagem faz brincadeira com livro '1984', de George Orwell: '1984 não era um manual de instruções'

Uma outra montagem mostra uma atualização de status no Facebook na qual o usuário da rede escreveu: "Going out for a pizza" ("Saindo para comer uma pizza"). Nas opções de privacidade para a visualização da mensagem - que geralmente são: "amigos", "público" ou "somente eu" - a montagem elenca: "público", "somente eu e a CIA", "somente a CIA".

Essa crítica bem-humorada mostra o alcance que a descoberta dos programas secretos americanos tiveram em poucos dias. Edward Snowden , o ex-funcionário terceirizado da CIA que vazou os programas para os jornais, ganhou até uma página de apoio no Facebook. Até às 15h desta quarta-feira (12), 9.512 usuários da rede social haviam curtido a página que critica a ação do governo americano como uma interferência nas liberdades básicas e privacidade dos indivíduos.

Chefe de inteligência: Revelação de programas de vigilância põe EUA em risco

The Guardian: Jornalista que revelou rede espiã dos EUA avisa: 'Há mais informações'

Para também criticar a abragência dos programas de vigilância, uma campanha na internet foi criada no intuito de sobrecarregar o sistema da NSA. A ideia do site "Operation: Troll the NSA" é a de que os participantes telefonem ou enviem e-mails usando uma mensagem aparentemente inocente, mas que está repleta de palavras-chave que seriam captadas pelo scanner do programa de inteligência como sendo de potencial perigo.

A mensagem a ser enviada pontualmente às 19h, já escrita no site da campanha, possui palavras como: "Manhattan", "impressões digitais", "morte de milhões de americanos", "radical", entre outras. "Se milhões de nós, todos ao mesmo tempo, telefonar ou enviar um email para alguém com essas palavras-chave, podemos fornecer ao impressionante aparato de vigilância da nossa nação o tipo de teste que ele merece", afirma o site. "Eles dizem que não leem e não ouvem o conteúdo de nossas mensagens. Por que não testarmos? Vai ser divertido."


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.