Morre ex-premiê francês Pierre Mauroy

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

Segundo comunicado do governo, responsável por introduzir série de benefícios trabalhistas no país foi internado na semana passada após cirurgia para retirada de tumor

Reuters

O ex-primeiro-ministro francês Pierre Mauroy, que introduziu uma série de benefícios trabalhistas como chefe do primeiro governo socialista da França moderna, morreu aos 84 anos, informou o governo nesta sexta-feira (7).

AP
Ex-premiê francês Pierre Mauroy chega ao palácio presidencial para se encontrar com Nicolas Sarkozy (2008)

Mauroy foi internado em um hospital na região de Paris na semana passada, um ano depois de passar por uma cirurgia por causa de um tumor cancerígeno no pulmão.

Leia todas as notícias sobre a França

Como primeiro-ministro de 1981 a 1984 sob a presidência de François Mitterrand, Mauroy supervisionou as reformas para cortar a semana de trabalho de 40 para 39 horas, reduzir a idade de aposentadoria para 60 anos, dar aos trabalhadores a quinta semana de férias pagas e aumentar benefícios sociais. A semana de trabalho foi posteriormente reduzida para 35 horas em 2000.

"Perdemos alguém que era um pilar da democracia social", disse o chanceler francês, Laurent Fabius, em Tóquio, onde acompanha o presidente François Hollande em uma visita oficial.

Eleito há pouco mais de um ano, Hollande é o primeiro presidente socialista da França desde Mitterrand e está tentando encontrar um equilíbrio entre a aprovação de reformas para revitalizar a economia estagnada e manter felizes os eleitores de esquerda preocupados com a austeridade.

Leia tudo sobre: mauroypierre mauroyfrança

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas