Atriz do Texas é indiciada por envio de carta com ricina a Obama

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Se condenada, Shannon Rogers Guess Richardson, 35, pode ser sentenciada a dez anos. Além de Obama, ela teria enviado cartas com ameaças ao prefeito de Nova York

Uma atriz grávida de 35 anos foi acusada nesta sexta-feira de enviar cartas de ameaça com ricina para o presidente dos EUA, Barack Obama, e para o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, disse uma porta-voz da promotoria do leste do Texas nesta sexta-feira.

A mulher é Shannon Rogers Guess Richardson, moradora de New Boston, no Texas, que interpreta pequenos papéis na TV. Davilyn Walston, porta-voz da promotoria, disse que ela anteriormente havia declarado que seu marido era o responsável pelas cartas.

Shannon compareceu brevemente a uma corte de justiça depois de ter sido presa. Ela pode ser sentenciada a dez anos se for condenada.

Dia 1º: FBI investiga suspeito no Texas de enviar cartas com veneno a presidente Obama

AP
Shannon Richardson (D) sai de sala de emergência em Texarkana, Texas. Ela foi acusada de enviar carta com ameaça a presidente Obama

Dia 30: Carta de ameaça é enviada a Obama, diz Serviço Secreto dos EUA

Dia 29: Cartas a prefeito de Nova York podem conter veneno ricina

As cartas, remetidas anonimamente no mês passado, faziam referência ao debate no Senado sobre o controle de armas. Uma terceira carta, também com ricina, foi enviada ao diretor da entidade Prefeitos Contra Armas Ilegais, grupo fundado por Bloomberg para defender controles mais rígidos para as armas.

A ricina é um veneno mortal, mas funcionários públicos que tiveram contato com as cartas apresentaram apenas sintomas leves.

Envios em abril: Preso homem suspeito de envolvimento em envio de cartas com ricina

Autoridades interceptaram várias cartas com ricina enviadas nas últimas semanas. Um homem de Tupelo (Mississippi) foi acusado em abril de enviar cartas com veneno a Obama e a outros dois funcionários públicos. Everett Dutschke foi detido sob acusação de desenvolver e possuir ricina e tentar usá-la como uma arma, de acordo com o Departamento de Justiça.

Cartas dirigidas ao senador Roger Wicker, um republicano Mississippi, e a Obama foram encontradas em meados de abril em instalações de correio antes de chegar a suas vítimas. Um juiz do Estado também recebeu uma carta com ricina.

O que é? : Ameaça bioterrorista, veneno ricina fez poucas vítimas

A ricina é uma substância altamente tóxica derivada da mamona. Pouco menos de 500 microgramas - quantidade com o tamanho da cabeça de um prego - pode matar um adulto. Não há nenhum teste específico pela exposição e nenhum antídoto para uma eventual contaminação.

O veneno pode ser produzido de forma fácil e barata, e autoridades em vários países investigaram vínculos entre suspeitos de extremismo e a ricina. De acordo com especialistas, a substância é mais efetiva em indivíduos do que uma arma de destruição em massa.

A ricina foi usada no assassinato do dissidente búlgaro Georgi Markov, em 1978. O autor, que havia desertado do regime comunista do país nove anos antes, foi contaminado pela ponta de um guarda-chuva enquanto esperava por um ônibus em Londres e morreu quatro dias depois da exposição à substância.

*Com Reuters e AP

Leia tudo sobre: ricinatexasobamabloomberg

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas