Obama nomeará Susan Rice como principal assessora de segurança

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Embaixadora dos EUA na ONU substituirá Tom Donilon; Samantha Power deve ficar no lugar de Susan nas Nações Unidas

Tom Donilon, o principal assessor de segurança nacional do presidente Barack Obama, vai renunciar ao cargo e será substituído pela embaixadora americana para as Nações Unidas (ONU) Susan Rice, o que representa uma grande mudança na equipe de política externa da Casa Branca.

Dezembro de 2012: Susan Rice desiste de concorrer à sucessão de Hillary nos EUA

AP
Embaixadora dos EUA na ONU, Susan Rice, deixa reunião no Capitólio, em Washington

Obama planeja fazer a nomeação, relatada inicialmente pelo jornal New York Times, nesta quarta-feira (5). Donilon foi um importante assessor de política externa de Obama desde que ele chegou à presidência em 2009. Entretanto, sua renúncia já era esperada e era provável que Susan Rice fosse a escolhida para substituí-lo.

Leia também: Obama indica John Kerry para secretário de Estado dos EUA

Susan Rice, uma confidente próxima de Obama, foi alvo de intensas críticas por parte dos republicanos por causa das investigações do ataque ao Consulado dos EUA em Benghazi, na Líbia. Susan disse em entrevistas à televisão que os ataques provavelmente tinham sido espontâneos, o que, mais tarde, foi provado como incorreto.

Obama considerou nomear Susan Rice como secretária de Estado em seu segundo mandato, mas ela se retirou da disputa em meio às intensas críticas. O presidente então indicou John Kerry que, rapidamente, conseguiu a confirmação de seus colegas no Senado.

O novo posto de Susan Rice como assessora de segurança nacional não necessita de confirmação no Senado.

Obama deverá nomear Samantha Power, especialista em direitos humanos e ex-assessora da Casa Branca, como a nova embaixadora dos EUA para a ONU, no lugar de Susan. Samantha deixou a Casa Branca no início do ano. Ela ganhou o prêmio Pulitzer em 2003 por seu livro "Genocídio - A retórica americana em questão".

Uma autoridade da Casa Branca afirmou que é esperado que Donilon continue no cargo até o início de julho.

Com AP e Reuters

Leia tudo sobre: susan ricedonilonobamasamantha powercasa brancaeua

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas