Vice-presidente dos EUA chega a Brasília

Por Agência Estado |

compartilhe

Tamanho do texto

Joe Biden realiza viagem oficial de três dias ao País. Antes de chegar na capital, ele passou pelo RJ, onde visitou uma favela. Na sexta, formaliza convite para Dilma Rousseff ir aos EUA

Agência Estado

José Cruz/ABr
Vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desembarca em Brasília

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desembarcou há pouco, na tarde desta quinta-feira (30), na Base Aérea de Brasília, vindo do Rio de Janeiro. Ele realiza viagem oficial de três dias ao País. Biden seguiu para a embaixada americana e não tem compromissos externos hoje. Na quinta-feira (31), ele vai se encontrar com a presidente Dilma Rousseff e com o vice-presidente Michel Temer.

Visita de Biden ao Brasil
Terça-feira: Vice de Obama busca 'sintonizar' Brasil e EUA durante visita
Quarta-feira: Brasil não pode mais alegar ser país em desenvolvimento, diz Biden
Quinta-feira: Vice-presidente dos EUA vai à favela e come biscoito

Biden terá uma audiência com Dilma no Palácio do Planalto, pela manhã. Em seguida, participará de uma reunião de trabalho com Temer, no Itamaraty, e, logo depois, de um almoço. À tarde, o vice-presidente americano retorna para os Estados Unidos. Na sexta, deve formalizar o convite para a presidente ir aos EUA em outubro

Visita à favela

Mais cedo, Biden passeou por cerca de 40 minutos na favela Santa Marta, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. Ele visitou o destacamento da UPP (Unidade de Policia Pacificadora), que fica na entrada da comunidade, caminhou por algumas vielas e foi à associação de moradores.

Vice-presidente dos EUA caminhou pela favela Santa Marta, no Rio, e conversou com moradores. Foto: ReutersBiden conversou com equipe responsável pela pacificação da Santa Marta, no Rio. Foto: ReutersVice-presidente dos Estados Unidos ficou 40 minutos na favela. Foto: Reuters

No meio do caminho, parou em uma mercearia e comprou um biscoito, para surpresa dos moradores. A Polícia Federal e o Batalhão de Operações Especiais reforçaram a segurança na favela desde o início da manhã.

O vice-presidente americano chegou ao Rio de Janeiro na noite de terça (28). Na quarta (29), fez um discurso no Pier Mauá, no centro do Rio . Biden fez muitos elogios aos avanços econômicos e sociais do Brasil e defendeu o estreitamento das relações comerciais e culturais entre os dois países.

Ele também encontrou a presidente da Petrobras, Graça Foster, e participou de uma mesa redonda no Parque Tecnológico da UFRJ, a "Ilha do Petróleo", ao lado de Roberto Ramos, CEO de energia da Odebrecht, o empresário Jorge Gerdau e a ex-embaixadora dos EUA no Brasil e atual presidente da Boeing no País, Donna Hrinak.

Leia tudo sobre: POLÍTICAJoe Bidenvice-presidenteEstados UnidosObamaDilma Rousseffvisitafavela

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas