Tempestade Bárbara torna-se furacão perto de maior refinaria do México

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Funcionários em Oaxaca prepararam abrigos de emergência e suspenderam aulas em comunidades costeiras. Espera-se que tormenta perca força assim que tocar terra

A tempestade tropical Bárbara se tornou um furacão no Pacífico ao se aproximar da costa sul do México e tomou uma direção rumo à maior refinaria de petróleo do país, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos nesta quarta-feira. A estatal de petróleo Pemex disse mais cedo que sua refinaria estava operando normalmente.

Leia também: Tempestade tropical Bárbara ameaça costa do México

AP
Imagem de satélite tirada em 28 de maio mostra formações de nuvens sobre a costa do México

Os ventos do Bárbara atingiram 120 km/h de velocidade quando seu centro estava a 32 km de uma área pouco povoada na costa sul do México.

Funcionários no Estado de Oaxaca correram para preparar abrigos de emergência e suspenderam as aulas em comunidades costeiras à medida que a chuva começou a atingir a região.

A área da costa na cidade de Arriaga onde o Bárbara deve tocar terra é amplamente subdesenvolvida e pontuada por vilas de pescadores. Há a expectativa de que a tormenta perca força logo após atingir o continente. O México emitiu um alerta de furacão para a costa do Pacífico de Puerto Angel a Barra de Tonala.

O diretor de Defesa Civil de Oaxaca, Manuel Maza Sanchez, disse que os portos foram fechados à navegação nos resorts turísticos de Puerto Angel, Puerto Escondido e Huatulco, todos localizados a mais de 200 km a oeste. Segundo ele, a chuva que começou a cair nesta quarta inundou algumas casas.

*Com AP

Leia tudo sobre: tempestade bárbarafuracão bárbaraméxico

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas