Premiê italiano transfere subsecretária que acusou gays de 'formar panelas'

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

Em resposta a acusações de homofobia, autoridade do Ministério de Igualdade e Oportunidades afirmou que associações de gays do país 'defendem apenas seus interesses'

Reuters

AP
De acordo com a imprensa italiana, comentários de subsecretária enfureceram Letta

Michaela Biancofiore, subsecretária do Ministério de Igualdade e Oportunidades da Itália, perdeu o cargo neste sábado, menos de 24 horas depois de ser empossada no novo governo de coalizão, após ter dito que os gays atraíam a discriminação contra si ao "formar panelas".

Cecile Kyenge: Primeira ministra negra da Itália enfrenta ofensas racistas

Letta: Novo primeiro-ministro da Itália precisará ser acrobata político

A transferência prematura de Michaela para outro ministério se tornou um lembrete de quão delicada é a coalizão do primeiro-ministro Enrico Letta.

Grupos de defesa dos gays protestaram na sexta depois de a parlamentar do partido de centro-direita O Povo da Liberdade (PDL), do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, ter assumido como subsecretária, acusando-a de fazer comentários homofóbicos, algo que ela negou.

Ataque: Homem atira em policiais no dia da posse do governo italiano

Respondendo às críticas, Michaela disse aos jornais: "Por pelo menos uma vez gostaria de ver as associações de gays, em vez de se juntar em panelas, dizer algo para condenar a recente morte de mulheres (na Itália). Tudo o que fazem é defender apenas seus interesses."

De acordo com a imprensa italiana, os comentários dela enfureceram Letta, particularmente porque ele pediu, apenas um dia antes, "sobriedade" aos membros de seu governo ao falar publicamente.

Michaela, que diz ser contra o casamento gay, mas favorável à "união civil" para proteger os casais homossexuais, foi transferida para o Ministério de Serviços Civis.

O governo de Letta é formado pelo Partido Democrático (PD), o PDL e centristas liderados pelo ex-premiê Mario Monti, uma aliança instável que junta antigos inimigos políticos.

Leia tudo sobre: itálialettamichaela biancofioregayshomossexuais

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas