Blog Direto de Miami, do iG, conquista o Brazilian International Press Awards

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Blog da jornalista Chris Delboni ganha título de 'Melhor do Ano' na região dos Estados americanos da Flórida e Geórgia na categoria 'Prêmios de Imprensa e Especiais'

O blog Direto de Miami, da jornalista Chris Delboni, ganhou na sexta-feira (3) o título de "Melhor Blog do Ano" nos Estados americanos da Flórida e Geórgia na categoria "Prêmios de Imprensa e Especiais" do Brazilian International Press Awards, que há 16 anos celebra a cultura e a imagem positiva do Brasil e dos brasileiros no exterior com a premiação de personalidades, entidades e iniciativas individuais ou coletivas.

Saiba mais: Acompanhe o blog 'Direto de Miami'

Reprodução
Blog 'Direto de Miami, da jornalista Chris Delboni

Lançado em janeiro de 2012 no iG, o blog de Chris Delboni, que é professora da Florida International University (FIU), em que dirige o serviço de notícias universitário South Florida News Service, traz histórias de personagens, tendências e eventos que fazem de Miami a principal cidade dos brasileiros nos EUA.

“Para nós, o prêmio concedido à nossa colunista e parceira Chris Delboni é motivo de orgulho”, disse Rodrigo de Almeida, diretor de Jornalismo do iG. “Trata-se de um justo reconhecimento ao belo trabalho que ela tem feito ao descobrir e contar histórias relevantes e criativas a partir de Miami. Ao mesmo tempo, ilumina ainda mais o momento especial de mudança, renovação e reinvenção pelo qual o iG tem passado.”

Além de Chris Delboni, responsável pela reportagem, produção e edição de vídeo, integram a equipe do "Direto de Miami" a fotógrafa Carla Guarilha e a editora Liliana Pinelli, que foi editora internacional de Delboni na época em que ela era correspondente em Washington de veículos brasileiros.

"A Chris trouxe um formato jornalístico novo, agradável e sempre surpreendente, destacando personagens com histórias de sucesso e de relevância na cena brasileira da Flórida. O sucesso, no meu ponto de vista, é consequência dessa química ao mesmo tempo leve e inteligente. Não é nenhuma surpresa que ela tenha conquistado o prêmio", diz o jornalista Carlos Borges, idealizador e organizador da premiação.

Após chegar aos EUA em 1988, Chris Delboni trabalhou na capital Washington para veículos como Rádio Bandeirantes, CBN, Globo News e TV Record. Em 2005, mudou-se para Miami (Flórida).

“Logo que cheguei a  Miami, depois de 15 anos como correspondente da grande mídia brasileira em Washington, notei que havia um mundo especial aqui para os brasileiros e de brasileiros. Queria contar suas histórias de forma mais aprofundada e mostrar um pouco o segredo do sucesso de cada um dos que optaram por uma vida longe de seu país. Contatei Luciano Suassuna (então diretor de Jornalismo e atual diretor de Entretenimento do iG), que já conhecia havia alguns anos, e demos início a essa parceria”, contou Chris Delboni.

Na Flórida, Chris logo passou a lecionar na faculdade de jornalismo da Universidade de Miami e, em 2009, foi convidada pela FIU para dirigir um novo programa de redação para seus alunos de jornalismo, o South Florida News Service, que presta serviço aos principais jornais da área - Miami Herald, Sun-Sentinel, Palm Beach Post e Treasure Coast Newspapers. Neste ano, o serviço de notícias começou a ser expandido para veículos da grande mídia nacional americana e internacional.

Como professora e diretora de redação na FIU, Delboni dá aula de jornalismo e multimídia, coordena as pautas com os editores dos diários e edita as matérias (texto, vídeo e fotos) publicadas por seus alunos lado a lado com os artigos dos repórteres profissionais.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas