Premiê de Israel propõe levar eventual acordo de paz com palestinos a referendo

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

É a 2ª vez em três dias que Netanyahu cita a possibilidade de votação nacional sobre o eventual pacto em meio ao aumento de investidas dos EUA em favor do processo de paz

Reuters

AP
Presidente dos EUA, Barack Obama, e premiê israelense, Benjamin Netanyahu, são vistos durante coletiva em Jerusalém (20/03)

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse na quinta-feira que gostaria de submeter a referendo um eventual acordo de paz com os palestinos, o que estimulou novas expectativas de uma breve retomada do diálogo, interrompido há dois anos.

Discurso: 'Coloque-se no lugar dos palestinos', diz Obama em apelo por paz em Israel

Novembro: Contra EUA e Israel, ONU reconhece de forma implícita Estado Palestino

É a segunda vez em três dias que Netanyahu cita a possibilidade de uma votação nacional sobre o eventual acordo, num momento em que o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, recebia políticos israelenses em Washington para discutir o processo de paz.

"Se chegarmos a um acordo de paz com os palestinos, gostaria de levá-lo a referendo e de falar com vocês sobre suas experiências com isso", disse Netanyahu em reunião com o ministro suíço de Relações Exteriores, Didier Burkhalter.

Infográfico: Saiba os principais fatos do conflito entre Israel e palestinos

A Suíça realiza frequentes referendos sobre diversos assuntos. Já Israel nunca fez nenhum em seus 65 anos de história, e tratados de paz anteriores com o Egito e a Jordânia foram aprovados apenas pelo Parlamento.

Março: Netanyahu forma coalizão, e centrista é nomeado ministro das Finanças de Israel

Netanyahu encabeça uma coalizão de centro-direita que inclui partidários de colonos judeus na Cisjordânia, dos quais muitos se opõem à criação de um Estado palestino em territórios conquistados por Israel na guerra de 1967.

Leia tudo sobre: israelpalestinosnetanyahuestado palestinoacordo de paz

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas