Explosão no centro de Praga deixa 40 feridos

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Causa da explosão em prédio ainda não ficou clara, mas polícia suspeita de vazamento de gás

Uma forte explosão ocorrida em um prédio no centro da capital da República Checa nesta segunda-feira (29) deixou 40 feridos. Segundo autoridades, acredita-se sobreviventes podem ainda estar sob os escombros.

A causa da explosão da rua Divadelni, na Cidade Velha de Praga, ainda não está clara, mas provavelmente foi provocada por vazamento de gás, segundo informou o porta-voz da polícia Tomas Hulan. Turistas na famosa Ponte Carlos sentiram a explosão.

Leia também: Edifício desmorona no norte da França e três pessoas morrem

Reuters
Bombeiro faz busca em região após explosão no centro de Praga, República Checa

Em Bangladesh: Quatro pessoas são presas por desabamento de fábrica

Fábrica de roupas: Número de mortos em desabamento em Bangladesh passa de 300

A rua ficou coberta com destroços e foi isolada pela polícia que também esvaziou os prédios nos arredores e fechou uma grande área em torno do local da explosão. Zdenek Schwarz, chefe do serviço de resgate em Praga, disse que mais de 40 ficaram feridos, ao menos quatro deles em estado grave.

O porta-voz das equipes de resgate Jirina Ernestova disse que estrangeiros estavam entre os feridos, mas nenhum detalhe foi divulgado. No prédio, ficava um escritório da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) e uma galeria de arte.

Negligência: Fábricas de Bangladesh ignoraram alerta de risco antes de desabamento

Alguns dos feridos foram levados a hospitais de Praga para tratamento enquanto outros, muitos deles atingidos por vidros, foram tratados por socorristas na cena da explosão.

O porta-voz dos bombeiros Pavlina Adamcova disse que equipes de resgate ainda estavam realizando buscas nos destroços, usando cães farejadores. Segundo Adamcova, duas ou três pessoas ainda estão desaparecidas. "Há pedaços de vidro por todo o lado e pessoas gritando e chorando", disse Vaclav Rokyta, estudante checa.

"Eu estava no banheiro, sem janelas, com a porta fechada. Honestamente, se eu tivesse em minha cama, estaria coberta de vidro", disse Z.B. Haislip, estudante de Raleigh, Carolina do Norte, que estava próxima ao prédio.

A explosão estourou algumas janelas dos edifícios vizinhos, incluindo o histórico Cafe Slavia. O prédio onde ocorreu a explosão também abriga a escola de cinema de Praga e a faculdade de ciências sociais da Universidade Charles.

Reuters
Homem tenta conter o sangramento de seus ferimentos após explosão no centro de Praga, República Checa

O fechamento de avenidas e ruas provocou tráfego intenso e confundiu centenas de turistas. O premiê Petr Necas disse em comunicado que estava "profundamente atingido pela tragédia decorrente da explosão de gás".

No domingo, parte de um edifício residencial de cinco andares desabou - possivelmente por causa de uma explosão de gás - na cidade francesa de Reims, matando três pessoas e ferindo 14, disseram autoridades.

Com AP e Reuters

Leia tudo sobre: pragarepública checaexplosãoferido

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas