Canadá frustra ataque contra trem 'inspirado na Al-Qaeda'

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Segundo a polícia, dois suspeitos não são cidadãos canadenses e recebiam apoio de 'elementos da Al-Qaeda no Irã', mas não há evidência de apoio do Estado iraniano na trama

A polícia canadense acusou nesta segunda-feira duas pessoas de conspirar para lançar um ataque "inspirado na Al-Qaeda" contra um trem de passageiros na Grande Toronto, no Canadá. Em uma coletiva, as autoridades disseram que os suspeitos Chiheb Esseghaier, 30, e Raed Jaser, 35, foram presos em Montreal e Toronto nesta segunda.

Há uma semana: Explosões na Maratona de Boston deixam ao menos três mortos nos EUA

AP
Autoridades de várias agências policiais participam de coletiva sobre plano de ataque em Toronto, Canadá

Dzhokhar Tsarnaev: Suspeito por ataque em Boston é indiciado em corte civil

Segundo a polícia, os dois suspeitos não são cidadãos canadenses e recebiam apoio de "elementos da Al-Qaeda no Irã", mas não há evidência de apoio do Estado iraniano na trama.

A polícia disse também que o ataque estava em "estágio de planejamento", mas não era "iminente" e seria contra um trem de passageiros na região de Toronto.

"Enquanto a RCMP (polícia real montada) acreditava que esses indivíduos tinham a intenção de realizar tais atos criminosos, não havia nenhuma ameaça iminente ao público em geral, aos funcionários ferroviários, aos passageiros de trem ou à infraestrutura", disse a polícia em um comunicado.

A polícia revelou que o plano era descarrilar o trem, mas afirmou que não dará detalhes sobre o destino da composição. De acordo com a polícia, os suspeitos tinham como objetivo uma rota específica e não um trem específico.

*Com Reuters e BBC

Leia tudo sobre: canadátremterrorismoal qaeda

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas