Texas encontra 14 corpos após explosão de fábrica de fertilizantes

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Equipes de resgate mantém buscas na cidade de West, onde moradores fazem missa em homenagem a vítimas. Segundo senador, há 60 desaparecidos

Equipes encontraram 14 corpos nos escombros da explosão de uma fábrica de fertilizantesno Texas, nos EUA, que provocou o desabamento de prédios no entorno e deixou mais de 200 feridos, segundo autoridades afirmaram nesta sexta-feira (19). De acordo com o senador John Cornyn, do Texas, há 60 residentes desaparecidos após o acidente.

O sargento do Departamento de Segurança Pública do Texas Jason Reyes afirmou que era com "o coração apertado" que ele confirmava que 12 corpos foram retirados da área da explosão em West, localizada a cerca de 32 quilômetros ao norte de Waco.

Leia mais: Explosão em fábrica de fertilizantes deixa mortos e feridos no Texas

AP
Moradores acendem vela durante missa em igreja de West, em homenagem às vítimas da explosão de uma fábrica de fertilizantes (18/4)

Assista: Testemunha capta explosão no Texas em vídeo

Mesmo antes dos investigadores divulgarem a confirmação no número de corpos, os nomes de alguns mortos se tornaram conhecidos na cidade de 2,8 mil habitantes, e um pequeno grupo de bombeiros e socorristas, que teriam corrido de encontro às chamas para controlar o fogo, estariam entre os mortos.

Reyes afirmou que não poderia confirmar na sexta-feira quantos entre os mortos eram socorristas. Equipes de resgate passaram o dia e a noite de quarta-feira procurando por sobreviventes, e, segundo Reyes, esse esforço continua. Segundo ele, autoridades fizeram buscas em 150 prédios na manhã de sexta-feira e ainda examinarão outros 25.

O luto pelos mortos teve início com uma missa na Igreja Católica de Santa Maria Assunção na noite passada. "Não há palavras para isso. É uma comunidade pequena e todos conheciam os socorristas", disse Christina Rodarte, 46 anos, moradora de West há 27.

Saiba mais: 'Parecia cenário de guerra', dizem testemunhas de explosão no Texas

Assista ao vídeo da explosão:

Uma vítima que Rodarte conhecia e cujo nome foi divulgado era Kenry Harris, 52 anos, capitão do Departamento de Bombeiros de Dallas, que vivia ao sul de West. Ele estava fora de serviço no momento da explosão, mas foi até o local para ajudar.

Os residentes foram mantidos longe do local das explosões, onde equipes de busca e resgate continuam a procurar por sobreviventes nos escombros. Alguns com permissão de chegar mais perto do local da destruição voltavam atordoados.

As casas próximas ao local da explosão tiveram os portões de suas garagens arrancados. Na Escola Intermediária de West, também próxima à fábrica, todas as janelas estouraram. "Eu tinha uma expectativa do que eu veria, mas o que eu vi foi além das minhas expectativas de uma forma ruim", disse o advogado geral Greg Abbot appós sua visita. "É algo muito perturbador."

O xerife do condado de McLennan Matt Cawthon disse que a área em torno da fábrica de fertilizantes é muito populosa. Ele descreveu o bairro como "devastado" e ainda "muito volátil". O nitrato de amônia - comumente usado como fertilizante - foi encontrado no local na explosão, mas não se sabe se ainda há restos da substância.

Veja imagens da explosão no Texas:

Fumaça sobe enquanto bombeiros jogam água para apagar fogo após forte explosão em fábrica no Texas (18/04). Foto: ReutersExplosão da fábrica pôde ser vista de longe pelos moradores de West, Texas (17/04). Foto: APAsilo localizado perto do local da explosão foi atingido e moradores tiveram de ser retirados (17/04). Foto: APComplexo de apartamentos ficou em ruínas (17/04). Foto: APImagem de TV local mostra centro de atendimento improvisado de feridos em campo de futebol (17/04). Foto: APDezenas de casas que ficavam perto da fábrica de fertilizantes também foram atingidas pela explosão (17/04). Foto: AP

A explosão de quarta-feira foi provocada por um incêndio. A causa do incêndio ainda não está clara. Uma equipe do Gabinete de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos ainda não conseguem fazer inspeções no local da explosão, porque ela continua instável, segundo afirmou a porta-voz Franceska Perot.

A fábrica da West Fertilizer Co. vendia e distribuía amônia anidra, fertilizante que pode ser injetado diretamente no solo.

Na missa de homenagem, o reverendo Ed Karasek disse a centenas de moradores reunidos que levaria tempo para a comunidade se curar do incidente. "Nossos corações estão feridos, nossos corações estão partidos", disse. "Sei que todos nís estamos em choque. Não sabemos o que pensar."

"Nossa cidade de West nunca mais será a mesma, mas nós vamos perseverar."

Leia tudo sobre: explosão no texastexaseuafábrica de fertilizantes

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas