FBI divulga imagens de dois suspeitos de ataque em Boston

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Polícia federal americana pede à população que ajude o FBI a descobrir as identidades dos dois homens; agente encarregado diz que eles 'podem estar armados e são perigosos'

O FBI divulgou na tarde desta quinta-feira (18) fotos e um vídeo dos dois suspeitos de ter realizado o ataque na Maratona de Boston, que deixou três mortos e quase 180 feridos. O agente da polícia federal americana encarregado de investigar o caso, Richard DesLauriers, pediu ajuda à população para descobrir as identidades dos dois homens.

Homenagem: 'Vocês correrão de novo', diz Obama em missa por vítimas de ataque

Mais cedo: Investigadores buscam dois possíveis suspeitos por ataque em Boston

FBI
Frame de vídeo divulgado pelo FBI mostra o suspeito número 1 (de boné preto) à frente do suspeito número 2 (de boné branco)

Mídia: Investigadores creem ter identificado suspeito de ataque em Boston

Confusão: Autoridades dos EUA negam prisão de suspeito por ataque em Boston

As imagens mostram dois homens aparentemente jovens usando bonés de beisebol, vestindo casacos e carregando mochilas ao longo da rota da maratona, circulando em meio à multidão. DesLauriers afirmou que as imagens foram captadas de câmeras de segurança próximas ao local do ataque, momentos antes das explosões.

O homem que usa boné branco, segundo o agente, é visto deixando uma mochila em um local próximo à linha de chegada. "Consideramos que eles estejam armados e sejam extremamente perigosos", disse DesLauriers, pedindo às pessoas que não se aproximem dos dois homens. 

Obama sobre Boston: 'Quando bombas são usadas contra civis, é terrorismo'

Ele também reiterou que não há nenhuma ameaça adicional conhecida pelo FBI. Poucos momentos após a divulgação das imagens, o site do FBI saiu do ar devido ao número de acessos.

Mais cedo, a mídia americana já havia afirmado, citando fontes não identificadas, que os agentes trabalhavam com a existência de dois suspeitos vistos em imagens capturadas antes das explosões. Na quarta, a informação é de que havia apenas um suspeito.

Assista ao vídeo divulgado pelo FBI:

Depois, a secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano, afirmou que o FBI queria interrogar dois homens vistos em pelo menos um vídeo da Maratona de Boston. Ela, entretanto, não os caracterizou como suspeitos.

Em panela de pressão: Bomba de ataque em Boston pretendia mutilar vítimas

Pistas: Investigadores encontram tampa de panela usada em bomba de Boston

A secretária acrescentou que ainda não estava claro se o ataque foi realizado por terroristas estrangeiros ou domésticos. Segundo Janet, a investigação continua em ritmo acelerado.

Geralmente, agências policiais divulgam fotos de suspeitos somente como último recurso, quando eles realmente precisam da ajuda da população. Divulgar fotos pode alertar o suspeito e tira da polícia a vantagem do elemento surpresa. Também pode provocar uma avalanche de dicas, forçando a polícia a perder um tempo precioso perseguindo informações incorretas.

As imagens foram divulgadas horas depois de o presidente Barack Obama ter participado de uma missa inter-religiosa em homenagem às vítimas do ataque. Ele também prometeu que os responsáveis pelas explosões "serão encontrados e, sim, enfrentarão a Justiça". 

Autoridades tinham advertido para que a população não esperasse que o caso fosse resolvido rapidamente, uma vez que eles possuíam muitos vídeos e fotos a serem analisados.

O ataque, o pior em solo americano desde o 11 de Setembro de 2001, deixou três mortos: Martin Richard, de 8 anos; Krystle Campbell, uma gerente de restaurante de 29 anos e Lingzi Lu, estudante chinesa de 23 anos.

As bombas foram montadas dentro de panelas de pressão com explosivos, pedaços de metal e pregos, informaram os investigadores. Eles suspeitam que as bombas foram escondidas em mochilas e deixadas no local.

Imagem divulgada pelo FBI mostra quem a agência chama de suspeito número 1, de boné preto, caminhando pela rua. Foto: APFotos dos dois suspeitos de ataque em Boston são expostas em painéis pelo FBI durante coletiva. Foto: APImagem divulgada pelo FBI mostra o que a agência chamou de suspeito número 2. Foto: AP

Com AP

Leia tudo sobre: fbiataque em bostonbostonmaratona de bostoneua

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas