Nova Zelândia aprova casamento gay

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

País é o primeiro da região Ásia-Pacífico a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo; decisão foi comemorada no Parlamento, em pubs e discotecas

O parlamento da Nova Zelândia legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo. É o primeiro país da região da Ásia-Pacífico a aprovar uma lei neste sentido. Os parlamentares aprovaram a lei, uma emenda ao ato conjugal de 1955, apesar da forte oposição de grupos cristãos.

Japão: Mickey e Minnie apoiam o casamento gay na Disney de Tóquio

AP
Jills Angus Burney e Deborah Hambly, que querem se casar, comparecem ao Parlamento em Wellington

EUA: Suprema Corte discute lei federal contra casamento gay

A lei, aprovada por 77 votos contra 44, foi celebrada por centenas de advogados dos direitos dos homossexuais do lado de fora do Parlamento. O público que assistia à sessão e alguns parlamentares imediatamente começaram a cantar uma tradicional música neozelandesa "Pokarekare Ana".

Algumas pesquisas de opinião sugeriram que cerca de dois terços do país apoiavam a reforma, embora outros levantamentos afirmavam que a população estava dividida. A reforma tinha o apoio do primeiro-ministro John Key e do líder da oposição David Shearer.

Leia mais: Uruguai é o segundo país a aprovar casamento gay na América do Sul

Em Wellington, capital do país, festas e celebrações foram realizadas em pubs e discotecas. A união civil de casais homossexuais é legal na Nova Zelândia desde 2005.

A Nova Zelândia se tornou o 13º país a legalizar o casamento entre casais homossexuais. Outros países incluem a Holanda, Bélgica, Espanha, Canadá, África do Sul, Argentina e Uruguai. Parlamentares britânicos e franceses também votaram em favor da legislação permitindo o casamento gay, embora a medida não tenha sido aprovada em lei.

Alemanha: Antigas leis homofóbicas ainda perseguem muitos gays

Nenhum outro país na região da Ásia-Pacífico permite o casamento gay. Membros do Parlamento da Austrália votaram esmagadoramente contra a lei que legalizaria o casamento homossexual em setembro. Entretanto, alguns Estados permitem uniões civis entre casais do mesmo sexo.

A China não permite o casamento gay, porém, transexuais que tenham se submetido a cirurgia, podem se casar com alguém do sexo oposto, contanto que seu novo gênero seja verificado por autoridades de segurança pública locais.

Com BBC

Leia tudo sobre: casamento gayigaygayhomossexual

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas