Senado da França aprova casamento homossexual

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

Medida retorna em maio à Câmara dos Deputados, onde a maioria socialista deve dar a aprovação final; depois, lei entra em vigor no meio do ano

Reuters

O Senado da França votou a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo nesta sexta-feira (12), abrindo caminho para que o projeto vire lei, depois de marchas nas ruas que reuniram centenas de milhares de manifestantes a favor e contra a ação.

Conservadores: Protesto contra o casamento gay termina em confronto com polícia

AFP
Mulheres se beijam em frente a protesto contra casamento gay em Marselha, na França (23/10/2012)

Julho: França aprovará casamento gay e adoção por casais homossexuais em 2013

A medida é a reforma social mais importante da França desde a abolição da pena de morte em 1981 e era uma promessa de campanha dos socialistas liderados pelo presidente François Hollande.

Nos EUA: Obama declara apoio ao casamento gay

Mas os conservadores no país de maioria católica e muitos muçulmanos e evangélicos franceses são contra. O projeto de lei, aprovado com poucas alterações, retorna em maio à Câmara dos Deputados, onde os socialistas têm maioria absoluta. Após a aprovação final, deve entrar em vigor no meio do ano.

A França se junta a 11 outros países, incluindo Bélgica, Portugal, Holanda, Espanha, Suécia, Noruega e África do Sul, onde o casamento homossexual é legal.

Leia tudo sobre: françacasamento homossexualigay

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas