Casal americano é preso na Flórida após fugir com filhos para Cuba

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Joshua Michael Hakken e Sharyn haviam sequestrado os filhos da casa dos avós, que têm a guarda das crianças, e fugido para Havana de barco

Um casal da Flórida acusado de sequestrar seus dois filhos e fugir de barco para Cuba foram entregues aos EUA e aprisionados, enquanto as crianças foram devolvidas a seus avós maternos, que têm sua guarda, disseram autoridades nesta quarta-feira.

Saiba mais: Cuba promete extraditar aos EUA casal acusado de sequestrar crianças

AP
Joshua Hakken (C) sai de viatura após chegar à prisão em Tampa, Flórida

Veja o especial do iG sobre Cuba

Joshua Michael Hakken e sua mulher, Sharyn, foram detidos nesta quarta na Prisão do Condado de Hillsborough sob acusações de sequestro, negligência infantil e interferência na guarda, de acordo com o site da prisão. A fiança de Joshua Hakken foi estabelecida em US$ 154 mil, enquanto não há informações sobre fianças relativas a Sharyn Hakken. Ambos comparecerão pela primeira vez perante uma corte na quinta.

As autoridades americanas dizem que Hakken sequestrou seus filhos Cole, de 4 anos, e Chase, de 2 anos, da casa de sua sogra no norte de Tampa, Flórida. Os avós conseguiram a guarda permanente das crianças na semana passada.

Cuba assinalou ao Departamento de Estado sobre a presença dos Hakkens no domingo, e desde esse momento um "contato diplomático foi feito, bem como uma comunicação profissional e constante foi mantida", disse a autoridade do Ministério de Relações Exteriores cubano Johana Tablada em uma declaração. Segundo Tablada, Hakken, sua mulher e os dois filhos menores chegaram à Marina Hemingway em Havana no domingo a bordo do iate "Salty Paw".

Repórteres da Reuters e outras mídias haviam confirmado antes a presença de Hakken e sua família em Havana, quando apareceu para guardar objetos de pesca e proteger o pequeno veleiro azul e branco, situado no cais do local turístico.

Assista ao vídeo sobre o caso:

Hakken perdeu a custódia de seus filhos no ano passado após ser preso por posse de drogas em Louisiana e mais tarde tentou retirar as crianças de um abrigo sob a mira de uma arma, disseram autoridades. Hakken entrou na casa de sua sogra no fim da noite do dia 3, a amarrou e fugiu com seus dois filhos.

Horas depois, Hakken, sua mulher Sharyn e as crianças partiram de um cais em Madeira Beach, na Flórida, a bordo de um barco de 7,6 metros comprado recentemente, disseram os investigadores.

Horas antes de ir à casa de sua sogra, Hakken ficou sabendo que sua mulher e ele haviam perdido a guarda das crianças, indicou o jornal Tampa Bay Times.

*Com AP e Reuters

Leia tudo sobre: cubaeuaflóridahakkenextradiçãosequestro

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas