Sul-coreanos acusam Coreia do Norte de se preparar para mais um teste nuclear

Por Agência Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Segundo ministro da Coreia do Sul, há ''sinais'' de crescentes atividades perto da região

Agência Brasil

Autoridades da Coreia do Sul acusam o governo da Coreia do Norte de preparar um quarto teste nuclear. O ministro da Unificação da Coreia do Sul, Ryoo Kihl-jae, disse a deputados que há ''sinais'' de crescentes atividades perto da região onde se situa a principal área de testes nucleares do país vizinho.

Leia também: Líderes globais tentam conter aumento de tensões com Coreia do Norte

As acusações ocorrem em meio ao aumento das ameaças por parte da Coreia do Norte, nas últimas semanas, em relação aos Estados Unidos e à Coreia do Sul. A Organização das Nações Unidas (ONU) impôs sanções ao governo norte-coreano após a realização do terceiro teste nuclear, em fevereiro.

A Coreia do Norte respondeu com ameaças de usar armas nucleares contra a Coreia do Sul e os Estados Unidos, depois de os norte-americanos enviarem aviões e navios de guerra em direção ao território sul-coreano.

Veja mais: Coreia do Sul deslocou sistema de defesa para costa

Há pouco mais de uma semana, as autoridades sul-coreanas estão atentas aos movimentos na plataforma de Punggye-ri, no Nordeste da Coreia do Norte, região na qual são feitos os testes nucleares, depois de observar um movimento incomum de veículos e pessoas. Os testes nucleares da Coreia do Norte ocorreram em 2006, 2009 e 2013.

Leia tudo sobre: coreia do nortecoreia do sulteste nuclear

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas