Entre os eventos estão pronunciamento e encontro com jovens na praia de Copacabana e missa campal na região de Guaratiba; JMJ ocorre de 23 a 28 de julho

Reuters

O papa Francisco deve ter pelo menos quatro compromissos oficiais no Rio de Janeiro durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em julho, de acordo com o vice-presidente do comitê organizador local do evento, dom Antonio Augusto Duarte.

Terça-feira: Dilma irá ao Vaticano para missa de entronização do papa Francisco

Após a eleição: Papa Francisco celebra missa com cardeais na Capela Sistina

Foto fornecida pelo jornal do Vaticano L'Osservatore Romano mostra papa Francisco celebrando missa com cardeais na Capela Sistina
AP
Foto fornecida pelo jornal do Vaticano L'Osservatore Romano mostra papa Francisco celebrando missa com cardeais na Capela Sistina

Primeiro dia: Francisco dispensa carro oficial e reza em basílica de Roma

Habemus papam: Argentino Bergoglio é eleito papa e adota nome de Francisco

O evento, que reunirá milhares de católicos de todo o mundo na cidade, deve marcar a primeira visita do papa argentino à América Latina após sua eleição como pontífice .

O cardeal Jorge Bergoglio foi escolhido papa na quarta, no segundo dia do conclave , tornando-se o primeiro líder da Igreja oriundo das Américas, onde vive quase metade dos cerca de 1,2 bilhão de católicos do mundo.

A presença do papa na JMJ já estava prevista antes da renúncia do agora papa emérito Bento 16 , no mês passado. "Ele (Franciso) virá à Jornada Mundial da Juventude porque era um compromisso do papa Bento 16", disse dom Antônio Augusto, que também é bispo auxiliar do Rio.

Primeiro dia: Francisco dispensa carro oficial e reza em basílica de Roma

"Ele pode participar de outros eventos no Rio de Janeiro, e a agenda definitiva só será conhecida após um encontro de dom Orani Tempesta (arcebispo do Rio de Janeiro), que pretende estar com ele o mais breve possível para acertar as datas, ouvi-lo, ver qual o desejo dele, projetos", acrescentou.

Segundo dom Antonio Augusto, o papa Francisco deve fazer um pronunciamento na praia de Copacabana logo no início de sua visita ao Brasil, em 25 de julho.

Veja imagens da eleição do novo papa:

Livro: Dúvidas sobre passado minaram chances de Bergoglio ser papa em 2005

Saiba mais: Entenda acusações contra atuação do papa Francisco na ditadura argentina

O papa deve ter mais três eventos oficiais na passagem pelo país durante a JMJ. Em 26 de julho, deve falar para jovens também na praia de Copacabana, durante a encenação da Via Sacra pela orla.

No dia seguinte, o papa Francisco deve participar de uma vigília na região de Guaratiba, na zona oeste da capital, e depois participar de uma conversas com jovens da JMJ. No domingo, está prevista um missa campal no mesmo local.

Perfil: Saiba quem é Francisco, primeiro papa latino-americano

"Faz parte de todas as jornadas que o papa esteja nesses quatro momentos... é uma tradição dos papas anteriores abrir e fechar as jornadas", acrescentou.

Fontes do governo estadual e da prefeitura disseram que a agenda do papa pode ser estendida na cidade por conta do apelo de Francisco ser o primeiro pontífice latino-americano. As informações, no entanto, não foram confirmadas pela arquidiocese. A Jornada Mundial da Juventude acontece entre 23 e 28 de julho.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.