Diário esportivo compara Francisco a Maradona

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Veja a repercussão na mídia internacional da eleição do primeiro papa sul-americano

Reprodução
Diário esportivo Olé, da Argentina, comemora escolha de papa com alusão a Maradona

A notícia da eleição do papa Francisco foi recebida com festa na imprensa argentina, merecendo até uma piada futebolística: o site do diário esportivo Olé anunciou a escolha do cardeal Jorge Bergoglio com a manchete "La mano de Dios" (em português, a mão de Deus), uma alusão ao episódio do gol polêmico de Diego Maradona nas quartas-de-final contra a Inglaterra na Copa do Mundo de 1986. O jogador argentino teria usado a mão enquanto cabeceava a bola contra o goleiro inglês. Quando questionado mais tarde, Maradona respondeu: "Marquei o gol um pouco com a cabeça e um pouco com a mão de Deus", e a Argentina acabou campeão do mundo.

Entenda: Argentino Bergoglio é eleito papa e adota nome de Francisco 

Outros jornais argentinos, como o Clarín e o La Nacion, comemoram a escolha do ex-arcebispo de Buenos Aires em seus sites. O La Nacion destaca: "Jorge Bergoglio, de rival a sucessor de Joseph Ratzinger", salientando a relação entre o novo papa e Bento 16 e sua trajetória na Companhia de Jesus. Já o Clarín ressalta que a presidenta Christina Kirchner se queixava nas redes sociais da falta de atenção da mídia sobre suas obras durante o anúncio do primeiro papa argentino.

Galeria: Veja as imagens da eleição do novo papa

Infográfico: Saiba como funciona o conclave para escolha do novo papa 

Reprodução
Gráfico do The Guardian simula a fumaça da chaminé da Praça de São Pedro

O jornal britânico The Guardian atualizou seu site istherewhitesmoke.com (em tradução livre, afumaçaestábranca.com) com uma animação da fumaça branca saindo da chaminé da Praça de São Pedro, com a palavra SIM e um link para a cobertura em tempo real do segundo dia do conclave, a eleição papal e suas repercussões, bem como as reações das redes sociais.

No site do jornal Osservatore Romano, do Vaticano, o texto em latim acompanha a foto do novo papa: "Annuntio vobis gaudium magnum/Habemus Papam/ Georgium Marium Bergoglio/qui sibi nomen imposuit/Franciscum", que se traduz em português: "Eu anuncio com grande alegria, temos papa, Jorge Maria Bergoglio, que usará pra si o nome de Francisco".

O site do The New York Times, dos Estados Unidos, ressalta o ineditismo da escolha de Bergoglio: "O primeiro jesuíta, o primeiro latino-americano, o primeiro Francisco". O jornal espanhol El País chama em letras garrafais: "Papa Argentino", e destaca o gracejo do discurso papal: "Me buscaram no fim do mundo". 

Leia tudo sobre: papaconclaveargentinamídiapapa franciscobergoglioestados unidosinglaterraespanha

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas