Saiba mais sobre as vestimentas do papa

Por Bruna Carvalho - iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Infográfico explica a simbologia das roupas e das cores que o pontífice usa em diferentes celebrações do calendário católico

O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito nesta quarta-feira o novo papa, anunciou o cardeal diácono francês Jean-Louis Tauran da varanda central da Basílica de São Pedro. Bergoglio, que adotou o nome de Francisco e se tornou o primeiro papa latino-americano e jesuíta da história, terá a missão de liderar os 1,2 bilhão de católicos do mundo após a renúncia de Bento 16, oficializada em 28 de fevereiro.

Habemus papam: Argentino Bergoglio é eleito papa e adota nome de Francisco

Novo papa: Após escândalos, nome Francisco indica desejo de renovação da Igreja Católica

Em mostra da simplicidade, Francisco apareceu após o anúncio como novo papa com uma simples veste branca. Toda peça usada pelo papa tem um significado diferente, cujas cores se modificam dependendo do período do calendário litúrgico. Mesmo a roupa que ele usa em seu primeiro contato com os fiéis, no momento em que é anunciado, tem história: é feita pela família Gammarelli, alfaiates do Vaticano, há mais de 200 anos.

Perfil: Francisco é o primeiro papa da América Latina

Desafios: Futuro papa terá de 'purificar' Igreja Católica antes de adotar agenda positiva

Nos últimos sete conclaves, a família preparou três roupas idênticas em tamanho pequeno, médio e grande para a primeira aparição do novo pontífice na varanda da Praça São Pedro.

Saiba mais sobre as vestes do papa:

*Com AP

Leia tudo sobre: conclaveigreja católicavaticanopapa franciscobergoglio

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas