Habitantes das Malvinas votam soberania em referendo

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Residentes votaram em consulta em que responderam se querem continuar como território ultramarino britânico ou se pretendem passar ao controle argentino

Pelo segundo dia consecutivo nesta segunda-feira, os habitantes das Ilhas Malvinas votaram em um referendo que tenta neutralizar a cada fez mais firme reclamação de soberania da Argentina sobre o território governado pelo Reino Unido.

Infográfico: Entenda a disputa de Argentina e Reino Unido pelas Malvinas

AP
Pessoas fazem fila do lado de fora de seção eleitoral Port Stanley, Ilhas Malvinas (10/03)

Guerra: Veteranos argentinos das Malvinas relatam torturas de superiores

As tensões diplomáticas entre o Reino Unido e a Argentina duram três décadas, depois que ambos os países foram à guerra pelo arquipélago no Atlântico Sul, em 1982. O conflito foi vencido pelos britânicos.

Em meio a sentimentos patrióticos acalorados, os nascidos nas Malvinas - chamadas de Falklands pelos ingleses - e os residentes votaram em um consulta em que responderam se pretendem continuar sendo um território ultramarino britânico ou se querem passar ao controle da Argentina.

No primeiro dia de votação, no domingo, grande parte dos eleitores compareceu às urnas ostentando bandeiras e símbolos britânicos. Por isso, a expectativa de analistas é que a maioria vote a favor do Reino Unido.

Mas, mesmo que isso se confirme, a disputa deve continuar, porque a Argentina já afirmou que a vontade da população local não é determinante para questão.

*Com Reuters e BBC

Leia tudo sobre: malvinasreino unidoargentinareferendo

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas