Nos EUA, estrutura para ciclista torna-se fator decisivo para compra de imóveis

Por AP |

compartilhe

Tamanho do texto

Bicicleta ganha cada vez mais espaço nas cidades e condomínios adaptam-se a essa necessidade oferecendo salas com ferramentas e 'garagens' adaptadas

AP

No EUA do século 21, uma invenção do século 19 - a bicicleta - está cada vez mais influenciando a decisão de quem vai comprar um apartamento. Estudos mostraram que a bicicleta utilizada como meio de transporte está em ascensão em muitas cidades e com isso a necessidade de locais que possam acolher bicicletas também aumentou.

The New York Times: Motoristas e ciclistas aprendem a coexistir em Los Angeles

AP
Rose Barcklow arruma sua bicicleta em uma sala no seu apartmento no centro de Denver


Alemanha: Populares em Amsterdã, 'bicicletas da cerveja' ganham espaço no mundo

Muitos complexos de apartamentos estão oferecendo espaços de armazenamento seguro para bicicletas. Até lojas de reparo de bicicletas estão sendo colocadas em alguns condomínios. "Eu decidi viver sem um carro", disse Rose Barcklow, 31 anos, que vive em um apartamento em Denver, que lhe dá fácil acesso às ciclovias que ela utiliza para sua pedalada de 11 km até seu trabalho.

Seu condomínio, é totalmente equipado para providenciar o melhor serviço para usuários de bicicleta. Rose não tem que carregar suas duas bicicletas até seu apartamento, pois há uma área segura para guardar veículos de duas rodas, e ela utiliza a "sala da bicicleta" - uma oficina equipada com ferramentas, para pode encher os pneus e limpar sua corrente. "Há escovas, chaves, a um produto que limpa a graxa de suas mãos", disse.

Chris Archer, assistente do gerente de projeto para o Desenvolvimento Comunitário Zocalo em Denver, disse que próximo projeto do construtor, um complexo de apartamentos com 231 unidades, terá uma oficina que inclui suportes para bicicletas, uma ampla gama de ferramentas e muito espaço para guardar bicicletas.

Inglaterra: Policial a paisana rouba bicicletas para testar público

Leia também: Londres lança programa de aluguel de bicicletas públicas

Locais com instalações para bicicletas são um grande atrativo para os potenciais moradores, segundo Archer. "A maioria que se muda para este local é bastante preocupada com o meio ambiente", disse.

Mas o que é uma moradia equipada para ciclistas?

Se você é um ciclista que mora em uma casa, pode fazer praticamente tudo que precisa: colocar sua bicicleta no porão ou em uma garagem fechada para mantê-la segura. Construir prateleiras ou um armário para guardar capacetes, tubos de reposição, pneus, ferramentas e outros equipamentos.

Nova York: Homens são mais adeptos da bicicleta do que mulheres

Mudança: Nova-iorquinos veem ciclovias como implementação positiva para a cidade

Se você não mora em uma casa, não se preocupe. Cada vez mais edifícios pensam em como atender suas necessidades.

Em Portland, a voz dos ciclistas é mais alta do que em muitas outras cidades americanas. Nos últimos anos, a maior cidade do Oregon montou uma rede de ciclovias e de ruas com placas e sinais para lembrar os motoristas que compartilham a rua com os ciclistas.

Todas as manhãs, milhares de ciclistas da cidade de Portland vão trabalhar de bicicleta. Tudo isso ajudou a cidade a ganhar uma reputação como uma das mais propícias para a bicicleta nos EUA - o que muitas vezes tem atraído xingamentos e gestos rudes de motoristas que acreditam que existem bicicletas demais trafegando pelas ruas.

São Paulo: Bicicletas já podem ser usadas gratuitamente e alugadas em SP

Leia mais: 'Anjos' ajudam ciclistas novatos a enfrentar o trânsito de São Paulo

Jean Pierre Veillet projeta um edifício que contém o complexo de apartamentos chamado EcoFlats. "Três mil pessoas andam de bicicleta por aqui todos os dias", disse Veillet diante do EcoFlats, que tem 18 apartamentos.

No saguão, há uma fileira de 30 ganchos para bicicletas, quase todos ocupados. O EcoFlats também apela para a consciência ecológica de outras maneiras: no telhado, por exemplo, ficam painéis solares que alimentam o edifício. Há um monitor de tela plana que mostra o consumo de energia de cada apartamento, o que cria uma competição entre os moradores para gastarem menos.

No piso térreo encontra-se o Hopworks BikeBar, decorado com molduras de bicicletas feitas à mão localmente. Hopworks tem uma estação de enchimento de garrafa de água, além de 99 garrafas vazias de cerveja na parede – todas dentro de suportes de bicicletas para garrafas de água.

Ciclovia em Santos: Um meio de transporte saudável e viável

No fim da rua, há uma simpática casa de hóspedes de bicicleta, que originalmente abrigava alunos de um curso de reparação de bicicletas do Instituto dos Ciclistas Unidos, mas que também foi descoberto por pessoas que passavam pelo local de bicicleta. A casa de hóspedes tem um estacionamento interno para bicicletas e uma oficina de conserto com ferramentas.

Ao norte de Portland, a cidade de Seattle também está desenvolvendo uma reputação por ser acolhedora para os ciclistas, com milhares compartilhando as ruas com os motoristas.

Matt Griffin é sócio com o Grupo Pine Street, que está construindo um complexo de apartamentos com 654 unidades para atender inquilinos que possuem bicicletas, assim como ciclistas, que não necessariamente morarão lá.

O complexo terá 240 vagas seguras para guardar bicicletas, assim como vestiários com chuveiros para homens e mulheres. Para quem não mora no local, mas anda de bicicleta, existirá a possibilidade de participar de um clube que lhes dá acesso às instalações. Se eles precisarem de qualquer reparo feito em suas bicicletas, poderão deixá-las na oficina durante o dia.

"Nós realmente queremos ser um ponto de referência para aqueles que querem ir ao trabalho de bicicleta", disse Griffin, que não anda de carro há nove anos. "Bicicletas são uma boa maneira de andar por Seattle."

Por Terrence Petty

Leia tudo sobre: bicicletaeuaseattleciclistacicloviatrânsito

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas