Quase 4 mil voos tendo como origem ou destino os aeroportos do nordeste do país foram cancelados; moradores preparam estoques de comida para passar a tempestade

O nordeste dos EUA começou a se preparar nesta sexta-feira (8) para uma histórica tempestade de neve, que deve atingir o país na região nordeste. Moradores já começaram a fazer estoques de comida e suprimentos para se preparar para a tempestade, que deve despejar até um metro de espessura de neve nas cidades de Nova York, Boston, entre outras.

Galeria: Veja imagens da passagem da tempestade Sandy pelos EUA

Pedestres enfrentam neve nas ruas de Nova York
AP
Pedestres enfrentam neve nas ruas de Nova York


Saiba mais: Tempestade Sandy causa mortes e queda de energia nos EUA

Mesmo antes do primeiro floco de neve cair, as companhias aéreas já registravam 3,7 mil cancelamentos de voos que estavam programados para sexta e sábado, segundo informou a FlightAware, que monitora voos no país.

No Brasil, voos foram cancelados. Três da companhia American Airlines: o AA-966 que partiria de Guarulhos para Nova York às 9h45, o AA-950, que partiria de Guarulhos para Nova York às 23h05 e o AA-974, que partiria do Rio de Janeiro para Nova York. Outros cinco da TAM: o JJ8092 que sairia de Guarulhos para Nova York às 8h45, o JJ8081 de Nova York para Guarulhos às 17h45, o JJ8080 de Guarulhos para Nova York às 22h25 e o JJ8078 que sairia do Rio de Janeiro para Nova York às 22h53; e no dia 9 (sábado) o JJ8083 que partiria de Guarulhos às 7h30. Segundo a companhia aérea, os voos foram reprogramados e os passageiros estão recebendo assistência.

Vídeo: Frio extremo faz Ucrânia criar 'postos de aquecimento'

As escolas de Boston e de outras cidades em New England também cancelaram suas aulas.

"Uma tempestade como essa não acontece todo dia. Essa vai ser uma perigosa tempestade de inverno", disse Alan Dunham, metereologista do Serviço Nacional de Meteorologia em Taunton, Massachusetts. "Onde quer que você precise chegar, programe-se para chegar na sexta à tarde e não saia."

Europa: Neve atinge Europa e França entra em estado de atenção

A tempestade mais pesada estava prevista para a noite de sexta-feira e madrugada de sábado, com ventos que podem chegar a até 121 km/h. Falhas no sistema energia elétrico também estão previsto em áreas próximas da costa, assim como aconteceu durante a supertempestade Sandy em outubro.

Em Boston, a espessura da neve pode chegar a um metro, enquanto a cidade de Nova York deve ter 30 centímetros. O prefeito Michael Bloomberg disse que 250 mil toneladas de sal, usado para derreter a neve, serão deixadas em espera para qualquer emergência.

Nos três principais aeroportos de Nova York, a maioria dos voos domésticos planejam encerrar as operações das 14h às 17h de sexta-feira, voltando a ooperar na tarde de sábado, segundo informou o FlightAware. No aeroporto de Boston e em outros de Nova Inglarerra, a maioria das companhias aéreas também encerrarão a operação até as 16h, voltando a operar na tarde de sábado.

Alertas de nevascas foram acionados em partes de Nova Jersey e Long Island, bem como em algumas regiões de Massachusetts, Rhode Island e Connecticut, incluindo Hartford, New Haven e Providence. Os alertas foram estendidos para New Hampshire e Maine. A maior parte da neve está prevista para cair em New England, como aconteceu em outubro de 2011.

Japão: Festival anual da neve atrai 2 milhões ao norte

Alguns postos de gasolina em Connecticut ficaram sem compustível na noite de quinta-feira durante a preparação para a tempestade. Longas filas de carro foram registradas em muitos postos. Os governos de Connecticut e Massachusetts ordenaram que seus funcionários ficassem em casa nesta sexta-feira.

Com AP

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.