Obama nomeia executiva Sally Jewell como secretária do Interior

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Entusiasta da natureza e presidente-executiva da varejista REI supervisionará a pressão para perfuração no Ártico e guiará as políticas que governam licenças de energia renovável

O presidente dos EUA, Barack Obama, nomeou nesta quarta-feira Sally Jewell, uma entusiasta da natureza e presidente-executiva da varejista REI, como nova secretária do Interior.

Diplomacia: Senado confirma Kerry como sucessor de Hillary no Departamento de Estado

AP
Presidente dos EUA, Barack Obama, observa sua indicada para o Departamento do Interior, Sally Jewell, sendo beijada pelo seu antecessor, Ken Salazar

Jewell é a primeira mulher que Obama anuncia para seu gabinete do segundo mandato, que tem sido criticado por falta de diversidade. Ela substituirá Ken Salazar, que disse que não pretendia permanecer no cargo em um segundo mandato de Obama.

Discurso de posse: Obama pede união como resposta a novos desafios dos EUA

Entre outras coisas, a próxima secretária do Interior liderará a implementação de regras polêmicas do departamento sobre fraturamento hidráulico em terras públicas, supervisionará a pressão para perfuração no Ártico e guiará as políticas que governam as licenças de energia renovável em terras federais.

Jewell, uma ex-executiva de banco, entrou para a Recreational Equipment Inc. (REI) como diretora em 1996 e assumiu o cargo de diretora de operações em 2000. Posteriormente foi indicada como CEO da rede de varejo nacional.

Indicações: Obama anuncia nomes polêmicos para chefia do Pentágono e da CIA

Formada pela Universidade de Washington, Jewell iniciou sua carreira como engenheira na Mobil Oil Corp., trabalhando em Oklahoma e no Colorado.

A REI, com sede em Washington, é conhecida por seus esforços de conservação e gestão ambiental, assim como sua estrutura de co-op, que inclui mais de 10 milhões de "membros" consumidores. Também foi eleita uma das melhores empresas para se trabalhar pela revista Fortune.

Infográfico: Relembre os primeiros quatro anos de Obama no poder

Uma mulher que gosta da natureza e que lista montanhismo e caiaque entre seus hobbies, Jewell serviu na "Comissão Segundo Século dos Parques Nacionais", cujo objetivo era ajudar a formar o futuro do Sistema de Parques Nacionais. Ela recebeu vários prêmios reconhecendo seu trabalho na conservação ambiental.

Obama está refazendo sua equipe de energia e meio ambiente num momento em que a nação está respondendo a um crescimento no desenvolvimento de gás e óleo de xisto que transformou o panorama energético americano.

*Com Reuters

Leia tudo sobre: obamaeuadepartamento do interiorsally jewell

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas