Entusiasta da natureza e presidente-executiva da varejista REI supervisionará a pressão para perfuração no Ártico e guiará as políticas que governam licenças de energia renovável

O presidente dos EUA, Barack Obama, nomeou nesta quarta-feira Sally Jewell, uma entusiasta da natureza e presidente-executiva da varejista REI, como nova secretária do Interior.

Diplomacia: Senado confirma Kerry como sucessor de Hillary no Departamento de Estado

Presidente dos EUA, Barack Obama, observa sua indicada para o Departamento do Interior, Sally Jewell, sendo beijada pelo seu antecessor, Ken Salazar
AP
Presidente dos EUA, Barack Obama, observa sua indicada para o Departamento do Interior, Sally Jewell, sendo beijada pelo seu antecessor, Ken Salazar

Jewell é a primeira mulher que Obama anuncia para seu gabinete do segundo mandato , que tem sido criticado por falta de diversidade. Ela substituirá Ken Salazar, que disse que não pretendia permanecer no cargo em um segundo mandato de Obama.

Discurso de posse: Obama pede união como resposta a novos desafios dos EUA

Entre outras coisas, a próxima secretária do Interior liderará a implementação de regras polêmicas do departamento sobre fraturamento hidráulico em terras públicas, supervisionará a pressão para perfuração no Ártico e guiará as políticas que governam as licenças de energia renovável em terras federais.

Jewell, uma ex-executiva de banco, entrou para a Recreational Equipment Inc. (REI) como diretora em 1996 e assumiu o cargo de diretora de operações em 2000. Posteriormente foi indicada como CEO da rede de varejo nacional.

Indicações: Obama anuncia nomes polêmicos para chefia do Pentágono e da CIA

Formada pela Universidade de Washington, Jewell iniciou sua carreira como engenheira na Mobil Oil Corp., trabalhando em Oklahoma e no Colorado.

A REI, com sede em Washington, é conhecida por seus esforços de conservação e gestão ambiental, assim como sua estrutura de co-op, que inclui mais de 10 milhões de "membros" consumidores. Também foi eleita uma das melhores empresas para se trabalhar pela revista Fortune.

Infográfico: Relembre os primeiros quatro anos de Obama no poder

Uma mulher que gosta da natureza e que lista montanhismo e caiaque entre seus hobbies, Jewell serviu na "Comissão Segundo Século dos Parques Nacionais", cujo objetivo era ajudar a formar o futuro do Sistema de Parques Nacionais. Ela recebeu vários prêmios reconhecendo seu trabalho na conservação ambiental.

Obama está refazendo sua equipe de energia e meio ambiente num momento em que a nação está respondendo a um crescimento no desenvolvimento de gás e óleo de xisto que transformou o panorama energético americano.

*Com Reuters

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.