'O que é interessante sobre a primeira-dama dos EUA é que ela tem sido capaz de incorporar o fato de ser elegante com algo a mais', disse editor-chefe da revista InStyle

AP

AP

Michelle Obama tem mostrado cada vez mais o quanto se preocupa com a moda desde que foi apresentada como primeiro dama dos EUA com um vestido amarelo criado por Isabel Toledo na cerimônia de posse de 2009.

Há quatro anos, houve um excesso de sua exposição na mídia: vestido de Jason Wu! Luvas J. Crew! Sapatos Jimmy Choo! E assim foi durante meses e até mesmo anos.

Posse: Frente a múltiplos desafios, Obama assume 2º mandato em cerimônia pública

Presidente dos EUA, Barack Obama, e primeira-dama Michelle aplaudem multidão durante Baile da Posse em Washington (21/01)
Getty Images
Presidente dos EUA, Barack Obama, e primeira-dama Michelle aplaudem multidão durante Baile da Posse em Washington (21/01)

Discurso de posse: Obama pede união como resposta a novos desafios dos EUA

Houve o vestido Naeem Khan frisado sem alças que ela vestiu no primeiro jantar de Estado de Obama na Casa Branca, e o vestido preto criado por Michael Kors usado em seu retrato oficial.

Seu guarda-roupa para a visita de Estado da família Obama à Inglaterra - que incluiu o modelo desenhado por Tom Ford que ela vestiu para um evento black-tie com a rainha Elizabeth 2ª em Londres - e seu vestido vermelho-fogo do estilista Alexander McQueen usado no jantar de Estado que os Obamas fizeram para a China deram o que falar ao redor do mundo.

Ainda mais recentemente, seu vestido rosa da estilista Tracy Reese era praticamente um convidado de honra na Convenção Nacional Democrata, em setembro de 2012.

Um dos momentos mais aguardados da posse da segunda-feira de 21 de janeiro, quando seu marido assumiu seu segundo mandato, era a revelação de seus vestidos para os bailes.

Infográfico: Relembre os primeiros quatro anos de Obama no poder

Mas ela descobriu uma maneira de concentrar-se tanto no seu estilo quanto em sua substância. "O que é interessante sobre a primeira-dama é que ela tem sido capaz de incorporar o fato de ela ser elegante com algo a mais", disse Ariel Foxman, editor-chefe da revista InStyle.

"Inicialmente, houve um intenso foco sobre o que ela usaria, "pois ninguém nunca havia presenciado uma primeira-dama com tanto estilo assim", Foxman disse. "Foi emocionante poder presenciar uma primeira-dama abraçando a moda, sempre com algo interessante a mostrar e diversificando suas escolhas e com isso sendo capaz de chamar a atenção de uma maneira peculiar."

Em uma era onde a frase "ícone de estilo" é muito utilizada, Michelle é uma das poucas mulheres modernas que merecem tal denominação. Nos últimos quatro anos, ela demonstrou um estilo inovador, porém ao mesmo tempo adequado ao dia a dia da mulher moderna.

Ela tem ferramentas bastante diversificadas e sabe como usá-la, disse Kevan Hall, um designer de Los Angeles. "Todo designer quer vesti-la", disse. (Ela já vestiu suas roupas.)

Saiba mais: Veja todas as notícias sobre a posse de Obama

"Assim como qualquer mulher, ela quer ficar bonita, e acho que ela se diverte com isso. Deve ser divertido ser uma menina com um armário grande na Casa Branca", disse Hall.

Ela parece estar sempre confortável mesmo quando veste roupas que podem ser um pouco arrojadas, e Hall disse que as mulheres são inspiradas por isso.

Foxman descreveu Michelle como sendo uma mãe trabalhadora que tem preferência por algumas peças específicas: os vestidos sem mangas, casacos, calças capri, joias, sapatilhas e cintos. É bom ver que ela sempre usa as mesmas peças, mas encontra novas maneiras de misturá-las e combiná-las, disse Hall.

A indústria da moda está ansiosa por mais um mandato, dando outra chance para ela usar uma variedade de nomes de designers e marcas e chamar atenção para novos estilistas.

Por Samantha Critchell

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.