Chávez evolui para nova etapa do tratamento, diz vice da Venezuela

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Nicolás Maduro se diz otimista com volta do presidente, que se recupera em Cuba de uma cirurgia para retirada de um tumor desde 11 de dezembro

O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse neste domingo (20) que o presidente Hugo Chávez está evoluindo na etapa do pós-operatório para entrar em uma nova fase de tratamento. Chávez está em Havana, Cuba, desde o dia 11 de dezembro, quando foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor maligno na região pélvica.

Leia mais: Venezuela publica decreto com assinatura de Chávez

Avaliação: Oposição na Venezuela racha após Justiça manter Chávez no poder

Maduro se disse otimista com a volta “em breve” de Chávez à Venezuela, mas não deu mais detalhes. “Chávez está evoluindo em sua recuperação e não vê a hora de voltar para sua terra, a qual ele dedicou sua vida”, disse o vice em entrevista a uma TV venezuelana privada.

Fontes à Reuters: Brasil quer eleição na Venezuela se Chávez morrer

Chávez não aparece em público desde o início de dezembro, e a oposição cobra um pronunciamento e imagens recentes do venezuelano. O quarto mandato consecutivo do presidente foi iniciado no dia 10 de janeiro, mas Chávez ficou impossibilitado de participar das cerimônias de posse devido a complicações no pós-operatório, o que aumentou os rumores sobre seu estado de saúde. 

A Suprema Corte considerou constitucional prorrogar indefinidamente a posse do novo mandato com a justificativa de que há uma "continuidade administrativa" na gestão de Chávez pelo fato de ele ter sido reeleito. Como ele não pôde comparecer à cerimônia de posse, milhares de partidários convocados pelo governo marcaram sua posse simbólica nas ruas de Caracas no dia 10.

Com AP e Agência Brasil

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas