Chávez apresenta ligeira melhora após cirurgia contra câncer, diz governo

Presidente da Bolívia, Evo Morales, esteve em Havana no fim de semana para prestar solidariedade ao aliado venezuelano

iG São Paulo |

O presidente da Venezuela teve uma ligeira melhora no seu estado, disse o governo venezuelano nesta segunda-feira (24), quase duas semanas depois de Hugo Chávez ter-se submetido a uma delicada cirurgia para tratar um câncer que ameaça tirá-lo do poder.

Leia também:  Chávez está bem e consciente, diz vice-presidente venezuelano

Saiba mais: Data de posse de Chávez coloca governo e oposição em conflito

AP
Presidente da Bolívia, Evo Morales, é recebido por Raúl Castro no Aeroporto de Havana, em Cuba (23/12)


Análise:  Potencial sucessor de Chávez pode atenuar polarização na Venezuela

"O paciente experimenta uma ligeira melhora na sua condição, com uma tendência progressiva. O presidente permanece em comunicação com seus parentes mais próximos", disse o ministro das Comunicações, Ernesto Villegas, em comunicado.

O presidente de 58 anos surpreendeu o mundo ao anunciar o reaparecimento de um câncer e que viajaria para Cuba para uma intervenção cirúrgica.

Antes de realizar sua quarta operação em 18 meses, Chávez anunciou, pela primeira vez desde o surgimento da doença, que o seu vice-presidente, Nicolás Maduro , é o seu potencial sucessor. A posse de Chávez está marcada para o dia 10 de janeiro, mas há dúvidas se o presidente conseguirá estar presente para assumir seu mandato . Aliados chegaram a sugerir que a data da posse foi adiada, o que foi criticado pela oposição .

Neste fim de semana, o presidente da Bolívia, Evo Morales, foi a Havana visitar o seu aliado venezuelano. Morales não falou com a empresa durante sua visita.

De acordo com a imprensa oficial de Cuba, o líder boliviano foi ao país "expressar seu apoio" a Chávez. O governo cubano havia convidado a mídia para cobrir a chegada de Morales no sábado e sua partida no domingo, mas retirou o convite sem dar explicações.

Fotos divulgadas pela mídia do país mostram o presidente Raúl Castro cumprimentando Morales no aeroporto de Havana. Assessores de Morales disse que ele pretendia fazer um comunicado mais tarde sobre Chávez.

O presidente venezuelano voltou a Cuba há duas semanas para uma quarta operação desde meados de 2011, após a descoberta de uma terceira recorrência de câncer.

Jun./ 2011: Na TV, Chávez afirma que passou por cirurgia para retirar tumor

Fev./ 2012: Chávez diz que fará cirurgia após encontrar nova 'lesão'

Dez./ 2012: Chávez anuncia nova cirurgia contra câncer e vice como potencial sucessor

O governo venezuelano vem periodicamente divulgando boletins do estado de saúde de Chávez, que enfrenta um pós-operatório classificado como "complicado" por seus aliados. Neste período, o presidente venezuelano teve uma infecção respiratória que já foi controlada e também sofreu uma hemorragia durante a operação. 

Com Reuters e AP

    Leia tudo sobre: venezuelachávezcâncer de chávezmoralescubabolívia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG