Ex-premiê Margaret Thatcher se recupera em hospital britânico após operação

Segundo amigo, ex-governante teve de remover um crescimento na bexiga e a cirurgia foi 'completamente satisfatória'

iG São Paulo |

Reprodução/ Margaret Thatcher Foundation
Ex-premiê britânica Margaret Thatcher (foto de arquivo)

A ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher  (1979-1990), 87 anos, recupera-se em um hospital depois de uma operação para remover um crescimento na bexiga, informou um amigo nesta sexta-feira. Thatcher foi a um médico depois de sentir certo desconforto e subsequentemente submeteu-se à remoção, disse o conselheiro de longa data Tim Bell.

Dama de ferro: Margaret Thatcher deixa legado controverso no Reino Unido

A operação foi "completamente satisfatória", disse Bell. Ele afirmou que não poderia entrar em detalhes sobre a natureza do crescimento e rejeitou identificar o hospital em que ela está internada, dizendo que a instituição não quer ser inundada por ligações.

Repercussão: Filme sobre Thatcher causa reações apaixonadas na Grã-Bretanha

Thatcher, a primeira mulher a ocupar o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido, está em um estado de saúde frágil desde que sofreu uma série de pequenos derrames há mais de uma década. Embora ocasionalmente ela apareça em eventos privados, ela não faz pronunciamentos públicos há algum tempo.

A ex-premiê não se sentiu bem o suficiente para unir-se à rainha durante um jantar com ex-primeiro-ministros no início deste ano, e há dois anos ela perdeu a festa pelos seus 85 anos organizada pelo premiê David Cameron em sua residência oficial na Rua Downing, número 10. Mas em outubro ela estava bem o suficiente para celebrar seu aniversário com um almoço em Londres com seu filho Mark e esposa.

Resenha: Meryl Streep vale o ingresso para "A Dama de Ferro"

A piora do estado de saúde de Thatcher era um tema central no filme " A Dama de Ferro ", que estreou no ano passado. Ela serviu como primeira-ministra de maio de 1979 até sua renúncia, em novembro de 1990. Ela foi o primeiro líder a conquistar três eleições consecutivas, dominando a política britânica durante os anos 80.

Thatcher foi uma forte partidária de seu par ideológico americano, o presidente Ronald Reagan, mas é uma figura controversa no Reino Unido, onde os frutos de seu legado ainda são debatidos.

*Com AP

    Leia tudo sobre: margaret thatcherreino unidoa dama de ferro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG