Chávez se recupera 'favoravelmente' apesar de complicações, diz vice

Maduro afirmou, durante comício, que o quadro de saúde do presidente venezuelano evoluiu de 'estável para favorável'

iG São Paulo |

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez , está se recuperando de maneira "favorável" apesar de ter sofrido complicações durante a cirurgia para combater um câncer em Cuba, disse seu vice e potencial sucessor, Nicolás Maduro , na noite de quinta-feira (13).

Um dia depois de autoridades terem fornecido um quadro pessimista sobre Chávez, Maduro anunciou durante um comício político que o estado do presidente "havia evoluído de estável para favorável", apesar do "sagramento" sofrido na cirurgia.

Ministro: Recuperação pode impedir Chávez de comparecer à posse

AP
Mulher segura vela e se emociona durante vigília em apoio ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez


Maduro: Chávez enfrenta pós-operatório 'complexo e difícil', diz vice

Maduro , entretanto, que a hemorragia "imprevista" significou uma situação "difícil em seu momento", apesar de ter sido controlada. "(A evolução no quadro) permite manter o diagnóstico de uma recuperação crescente, mas de qualquer modo, uma operação desta complexidade exige processos pós-operatórios delicados e prolongados."

Operação contra câncer: Cirurgia de Chávez foi um sucesso, anuncia vice

O oncologista Julian Molina da clínica Mayo, nos EUA, disse à agência Associated Press (AP) que sangramentos são normais quando os médicos fazem cirurgias no mesmo local diversas vezes para remover tecido canceroso, como no caso de Chávez.

O governo da Venezuela tem divulgado diariamente as atualizações da recuperação do presidente, após ele ter passado por uma cirurgia de seis horas. O último boletim médico sobre Chávez foi divulgado enquanto seus partidários realizavam orações em missas.

Na quarta-feira, Villegas aventou a possibilidade de Chávez, reeleito em outubro , não comparecer na sua cerimônia de posse , marcada para o dia 10 de janeiro. 

Chávez surpreendeu o mundo no sábado (8) ao anunciar a volta do câncer e ao indicar Maduro, que também é chanceler, como seu potencial sucessor. Maduro, de 50 anos, um ex-motorista de ônibus e ativista sindical, não tem o carisma de seu chefe e seu talento político, mas representaria a continuidade das políticas caso ele tenha de assumir.

Jun./ 2011: Na TV, Chávez afirma que passou por cirurgia para retirar tumor

Fev./ 2012: Chávez diz que fará cirurgia após encontrar nova 'lesão'

Dez./ 2012: Chávez anuncia nova cirurgia contra câncer e vice como potencial sucessor

O presidente venezuelano voltou na segunda-feira a Cuba para uma quarta operação desde meados de 2011 , depois da descoberta de uma terceira recorrência de câncer .

As autoridades têm buscado transparecer unidade em meio às preocupações com o estado de saúde de Chávez e com o futuro da Venezuela. Líderes importantes do partido do presidente e autoridades militares apareceram juntos enquanto Maduro atualizava as informações sobre o quadro clínico do presidente.

Com AP e AFP

    Leia tudo sobre: venezuelachávezmadurocâncer de chávezrecuperação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG