Ondas de um metro atingem Japão após forte terremoto

Várias pessoas ficaram feridas, mas não há registro de danos sérios causados por tremor de 7,3 graus na mesma região devastada por abalo em 2011

iG São Paulo Brasil | - Atualizada às

Um forte terremoto de 7,3 graus de magnitude atingiu a região nordeste do Japão nesta sexta-feira, provocando um alerta de tsunami e ondas de até um metro de altura. Várias pessoas ficaram feridas na costa nordeste do país, mas não há informações de danos graves.

A região nordeste é a mesma que foi devastada por um tremor seguido de tsunami em março de 2011, que deixou mais de 15 mil mortos e mais de 3,2 mil desaparecidos. O terremoto desta sexta-feira foi registrado às 17h18 no horário local (6h18 de Brasília) no mar.  

Leia também:  Forte terremoto no Japão é sentido no hotel do Corinthians

Saiba mais:  Entenda como acontecem os terremotos e tsunamis

AP
Moradores que deixaram suas casas por causa de alerta de tsunami são vistos em abrigo em Rikuzentakata, no Japão

Antes de um alerta de tsunami ter sido levantado, a TV transmitiu alertas constantes para que a população procurasse por abrigos em lugares altos. Na região costeira, os bombeiros e grupos voluntários também trabalharam para retirar moradores de regiões próximas ao mar.

A emissora pública NHK informou que, por enquanto, não há informações sobre danos nas usinas nucleares localizadas na área afetada pelo terremoto, como aconteceu em 2011. Apesar de desativados, há reatores em Ibaraki, Fukushima e Miyagi.

Um ano do tsunami do Japão: Veja antes e depois da reconstrução

A empresa JR, que administra o trem-bala, interrompeu sua circulação e também as de linhas locais. O tremor também foi sentido em Tóquio, onde as linhas de metrô e trem foram paralisadas por alguns minutos.

De acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o epicentro do terremoto foi a cerca de 245 quilômetros da cidade costeira de Kamaishi, a uma profundidade de 36 quilômetros. Outro terremoto, de magnitude 6,2, foi registrado às 17h31 na mesma região.

Com BBC Brasil

    Leia tudo sobre: terremoto no japãojapãoterremototsunami

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG