Holanda suspende buscas por seis desaparecidos em naufrágio

Considerando os desaparecidos e os cinco corpos encontrados, colisão de duas embarcações na quarta-feira deixou 11 mortos no Mar do Norte

iG São Paulo |

Equipes de resgate suspenderam nesta quinta-feira os esforços de busca por seis tripulantes desaparecidos no naufrágio de um cargueiro no Mar do Norte após uma colisão com outra embarcação. Considerando os desaparecidos e os cinco corpos encontrados até agora, o acidente de quarta-feira deixou 11 mortos.

Acidente: Cargueiro naufraga na costa da Holanda

AFP
Foto de arquivo mostra cargueiro Baltic Ace

Naufrágio na Itália: Saiba o que aconteceu com o Costa Concordia

Dos 24 tripulantes, 13 foram resgatados com vida na quarta-feira, mas a neve e ondas de três metros de altura pioraram as dificuldades de encontrar mais tripulantes.

Com 23,5 mil toneladas, o Baltic Ace, de 148 metros, colidiu com o Corvus J, de 134 metros, a cerca de 65 km da costa sul da Holanda depois de escurecer e perto de linhas de navegação movimentadas. Apesar de ter ficado bastante danificado, o Corvus J não naufragou e seus 12 tripulantes foram retirados em segurança do local.

Segundo Panagiootis Kakoliris, gerente de operações da empresa Stamco Ship Management, a causa da colisão foi provavelmente erro humano. "Você não pode controlar algumas coisas. Isso aconteceu com tempo bom, tempo normal. Havia boa visibilidade, então eu sinto que muito provavelmente houve erro humano ", disse Kakoliris.

O Baltic Ace navegava com uma bandeira de Bahamas e transportava 1,4 mil carros (a maioria Mitsubishis do Japão e da Tailândia) de Zeebrugge, na Bélgica para a Finlândia, quando colidiu com o Corvus J, do Chipre, que ia da escocesa Grangemouth para o porto belga de Antwerp. O cargueiro afundou em 15 minutos.

A linha de navegação onde o acidente aconteceu é uma das mais movimentadas do Mar do Norte, perto da entrada do porto de Roterdã, que é a mais movimentada da Europa.

 Os marinheiros do Baltic Ace eram da Ucrânia, Bulgária, Filipinas e Polônia. As nacionalidades dos mortos e desaparecidos são desconhecidas.

*Com AP, BBC e Reuters

    Leia tudo sobre: holandanaufrágiocargueiro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG