Terremoto atinge leste do Irã

Tremor de 5,5 graus deixa oito mortos e 12 feridos perto da fronteira com o Afeganistão

iG São Paulo | - Atualizada às

Um terremoto moderado atingiu o leste do Irã nesta quarta-feira, deixando oito mortos e 12 feridos, informou a TV estatal iraniana. De acordo com a emissora, o terremoto de magnitude de 5,5 atingiu a Província de Khorasan do Sul, perto da fronteira com o Afeganistão, às 20h38 locais (15h38 em Brasília).

NYT: Jovens iranianos passam por cima do Estado para auxiliar vítimas de terremotos

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor teve profundidade bem rasa, de 5,3 quilômetros.

Citado pela TV, Javad Heravi, que representa a região no Parlamento iraniano, disse que o abalo sísmico danificou construções rurais e cortou a energia e a comunicação telefônica. A agência de notícias semioficial Fars relatou que o terremoto causou pânico e fez com que os moradores de Birjand, capital provincial, fugissem de suas casas.

Equipes de emergência foram deslocadas para a área de Zahan, perto do epicentro do terremoto, onde havia informações de danos em casas, segundo a Fars.

O Irã está situado em falhas geológicas, e até mesmo terremotos moderados mataram no passado milhares na área rural do país, onde as residências são frequentemente construídas com tijolos de lama. Cerca de 26 mil morreram por um tremor de 6,6 graus que destruiu a cidade histórica de Bam, no sudeste do país persa, em 2003.

Prejuízo:  Terremotos no Irã causaram danos no valor de US$ 400 milhões

Em agosto, mais de 300 foram mortos quando dois terremotos atingiram o noroeste do país.

*Com AP e Reuters

    Leia tudo sobre: irãterremototerremoto no irã

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG