Pesquisa aponta crescimento de apoio ao casamento gay nos EUA

Segundo levantamento da Universidade de Quinnipiac, 48% são a favor da medida, alta em relação aos 36% da sondagem de 2008

iG São Paulo |

O apoio ao casamento gay nos Estados Unidos está crescendo, segundo pesquisa realizada pela Universidade de Quinnipiac, em Connecticut. 

De acordo com o levantamento, feito por telefone, 48% dos entrevistados apoiam o casamento entre pessoas do mesmo sexo, uma alta em relação aos 36% registrados na mesma pesquisa realizada em 2008.

Leia também: Em votação histórica, Maine e Maryland aprovam casamento gay

Saiba mais:  Obama se declara a favor do casamento gay

AP
Mulheres se beijam para comemorar legalização por referendo popular do casamento gay no Estado americano de Washington (07/11)

Segundo a Quinnipiac, 46% dos entrevistados se disseram contra o casamento gay, uma diminuição em relação ao índice de 55% na pesquisa de 2008.

Entre os católicos brancos, o apoio alcançou 49%, apesar da forte oposição da Conferência Episcopal Católica dos Estados Unidos ao casamento homossexual.

NYT: Ex-executivo é líder da luta contra o casamento gay nos EUA

Leia também: Gays fazem 'beijaço' em protesto contra rede de fast-food americana

A pesquisa é publicada antes de um parecer da Suprema Corte, que deve ser tomada na sexta-feira, sobre um recurso contra a proibição do casamento homossexual na Califórnia, bem como apelos de republicando da Câmara que defendem uma lei que impeça casais gays de terem os mesmos benefícios de casais heterossexuais.

Maconha

A pesquisa também indica que 51% dos americanos accreditam que a maconha deve ser legalizada, enquanto 44% são contra. O apoio é maior entre os homens e na faixa etária de 18 a 29 anos.

Esta é a primeira vez que a Universidade de Quinnipiac faz uma pesquisa sobre o tema.

Foram entrevistados 1.949 eleitores registrados de 28 de novembro a 3 de dezembro, com uma margem de erro de 2,2 pontos.

Com AFP

    Leia tudo sobre: casamento gayeuadireitos homossexuais

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG