Coreia do Sul retira cargo de consulesa de mulher de escândalo Petraeus

Jill Kelley, cujos emails fizeram FBI descobrir caso extraconjugal de ex-diretor da CIA, havia sido nomeada para cargo por recomendação da embaixada sul-coreana em Washington

AFP | - Atualizada às

AFP

O governo de Seul anunciou nesta terça-feira a destituição de Jill Kelley, que possibilitou a descoberta da relação extraconjugal do ex-diretor da CIA David Petraeus, como consulesa honorária da Coreia do Sul nos EUA.

Efeito: Caso extraconjugal de ex-diretor da CIA com biógrafa cria debate ético nos EUA

AP
O então chefe das tropas americanas no Afeganistão, David Petraeus, e sua biógrafa, Paula Broadwell, com quem teve um caso extraconjugal (13/07/2011)

Obama: Não há sinais de quebra da segurança nacional por caso Petraeus

"Seguimos o procedimento vigente para retirar a função porque não é desejável que assuma o cargo depois do escândalo", declarou à AFP uma fonte do Ministério das Relações Exteriores sul-coreano.

Jill, uma socialite de 37 anos de Tampa (Flórida), foi nomeada consulesa honorária em agosto por recomendação da embaixada sul-coreana em Washington. Um cônsul honorário não tem responsabilidades oficiais nem direito à imunidade. No entanto, Jill havia inscrito na placa de sua Mercedes as palavras "cônsul honorário".

Kelley deu início ao escândalo que provocou a renúncia de Petraeus como diretor da CIA ao reclamar com um amigo do FBI que havia recebido mensagens eletrônicas anônimas com ameaças . O FBI descobriu que as mensagens eram de Paula Broadwell , biógrafa e ex-amante de Petraeus, preocupada e com ciúmes do relacionamento do general com Jill.

Apoio: Secretário de Defesa dos EUA apoia general envolvido em escândalo sexual

Petraeus pediu demissão em 9 de novembro da CIA. O comandante da coalizão internacional no Afeganistão, John Allen, viu-se envolvido no escândalo e está sendo investigado pelo Pentágono por uma correspondência considerada "inapropriada" com Jill. Allen nega que tenha cometido adultério.

    Leia tudo sobre: david petraeusjill kelleyciapaula broadwelljohn allen

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG