Pela primeira vez, emissora veicula imagens de extremista antes de ataque em Oslo no ano passado; ele foi condenado a 21 anos de prisão por atentados que deixaram 77 mortos

A emissora pública norueguesa NRK exibiu nesta segunda-feira pela primeira vez um vídeo que mostra o extremista Anders Behring Breivik estacionando uma van cheia de explosivos que deixou oito mortos em Oslo no dia 22 de julho de 2011.

Leia também:  Breivik é considerado são e condenado a 21 anos de prisão

Imagem de emissora norueguesa mostra van com explosivos que foi detonada por Breivik em Oslo
Reprodução
Imagem de emissora norueguesa mostra van com explosivos que foi detonada por Breivik em Oslo

Registradas por câmeras de vigilância, as imagens mostram uma van branca sendo estacionada junto ao prédio onde se encontram os escritórios do primeiro-ministro. O motorista, vestido um uniforme, se distancia do local apressadamente.

O vídeo pode ser visto no site da NRK e é comentado pelo guarda responsável pela segurança no dia. As imagens também mostram, em diferentes ângulos, o momento da explosão.

Leia também: Saiba como extremista executou plano de ataque na Noruega

Em seguida, observa-se Breivik indo embora em outro veículo, um Fiat cinza, com o qual ele chega até a Ilha de Utoya . Lá, ele abriu fogo contra jovens integrantes do Partido Trabalhista que estavam reunidos no local. O segundo ataque deixou 69 mortos.

Imagens do atentado já tinham sido divulgadas durante o julgamento de Breivik, mas é a primeira vez que são mostradas ao público.

Em 24 de Agosto, Breivik foi condenado à pena máxima na Noruega, 21 anos de prisão, que podem ser prolongados indefinidamente enquanto ele for considerado perigoso.

Com AFP

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.