Pacto para pôr fim a hostilidades foi alcançado nesta quarta-feira com mediação do Egito

Reuters

Leia a seguir a íntegra do acordo de cessar-fogo entre Israel e o movimento islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza desde 2007, selado nesta quarta-feira com mediação do Egito. O texto foi distribuído pela presidência egípcia.

EUA e Egito:  Israel e Hamas chegam a acordo de cessar-fogo

Chanceler do Egito, Mohamed Kamel Amr, e secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, anunciam acordo de cessar-fogo para conflito em Gaza
AP
Chanceler do Egito, Mohamed Kamel Amr, e secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, anunciam acordo de cessar-fogo para conflito em Gaza

Diplomacia: Obama envia Hillary ao Oriente Médio para conter crise em Gaza

Acordo de Entendimento para um Cessar-Fogo na Faixa de Gaza

1: (sem título para esse item)

A - Israel deve interromper todas as hostilidades por terra, mar e ar na Faixa de Gaza, incluindo incursões e ataques contra indivíduos.

B - Todas as facções palestinas devem interromper todas as hostilidades a partir da Faixa de Gaza contra Israel, incluindo ataques com foguetes e ao longo da fronteira.

C - Israel deve abrir os postos de fronteira, facilitar os movimentos de pessoas e a transferência de produtos, evitar restrições à livre movimentação de moradores e ataques contra residentes em áreas de fronteiras, e os procedimentos de implementação devem ser tratados após 24 horas do início do cessar-fogo.

Antes do cessar-fogo: Violência continua em Gaza e ônibus explode em Tel Aviv

D - Outras questões conforme solicitadas devem ser tratadas.

2: Mecanismos de implementação

A - Estabelecer a 21h (horário local) para que o entendimento do cessar-fogo entre em vigor.

B - O Egito deve receber garantias de todas as partes de que cada uma delas se compromete com o que foi acordado acima.

C - Cada parte deve se comprometer a não realizar nenhum ato que viole esse entendimento. Em caso de quaisquer observações, o Egito como patrocinador desse entendimento deve ser informado para acompanhar.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.