Justiça britânica aceita recurso contra extradição de imã radical à Jordânia

Amã quer retomar julgamento de Abu Qatada por seu suposto envolvimento em complô terrorista; governo britânico tenta extraditá-lo há dez anos

AFP |

AFP

A Justiça britânica ordenou nesta segunda-feira a libertação do imã radical Abu Qatada depois de aceitar recurso que bloqueia sua extradição à Jordânia, país que o quer para retomar seu  julgamento por seu suposto envolvimento em um complô terrorista.

Leia também:  Clérigo considerado líder espiritual da Al-Qaeda na Europa é detido

AP
Imagem de 2005 difundida por canais de TV árabes mostra Abu Qatada em prisão no Reino Unido

Abu Qatada deve ser libertado nesta terça-feira, segundo anunciou o juiz John Mitting, da Comissão Especial de Apelações sobre Imigração (Siac), encarregada dos casos relacionados à segurança nacional.

O governo britânico, que tenta extraditá-lo há dez anos, anunciou imediatamente sua intenção de apelar do veredicto da Siac.

Depois de examinar por sete dias em outubro o recurso do imã jordaniano, a Siac considerou nesta segunda-feira que "a ministra do Interior não deveria ter recusado a revogação da ordem de extradição". "Consequentemente, admite-se o recurso", acrescentou em sua decisão.

A Jordânia pediu a extradição de Abu Qatada para julgá-lo por seu suposto envolvimento em um complô terrorista pelo qual foi condenado à revelia no fim dos anos 1990, mas o clérigo alega que não terá um julgamento justo em seu país porque algumas das provas contra ele foram obtidas mediante tortura.

O governo britânico assegura, no entanto, que nos últimos meses recebeu garantias suficientes nesse sentido por parte das autoridades jordanianas.

Abu Qatada, de cerca de 50 anos, vive desde 1993 no Reino Unido e passou grande parte dos últimos sete anos em cadeias britânicas ou em prisão domiciliar, apesar de não ter sido acusado nunca neste país.

    Leia tudo sobre: jordâniareino unidogrã bretanhaabu qatadaterrorismo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG