Dilma Rousseff felicita Obama e o povo americano pela reeleição

Presidenta brasileira aproveitou discurso durante conferência anticorrupção para parabenizar o presidente dos EUA; Dilma disse que mais tarde ligaria para Obama

iG São Paulo |

A presidenta Dilma Rousseff aproveitou o discurso nesta quarta-feira (7), na 15ª Conferência Internacional Anticorrupção, para cumprimentar os norte-americanos e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama , pela reeleição . Dilma disse que irá ligar para Obama e parabenizá-lo.

Veja o especial do iG sobre a eleição nos EUA

Mapa eleitoral: Veja como votou cada Estado na eleição dos EUA

Divulgação/Presidência
Presidenta Dilma Rousseff durante a cerimônia de abertura da 15ª Conferência Internacional Anticorrupção


“Aproveito a oportunidade para cumprimentar o povo americano e o presidente Obama por sua eleição”, disse durante a conferência, que reúne participantes de cerca de 130 países.

Diversos líderes mundiais , como o presidente francês François Hollande e a chanceler alemã Angela Merkel também cumprimentaram Obama por sua vitória. A vitória do presidente americano sobre o republicano Mitt Romney também repercutiu em jornais por todo o globo .

Direto dos EUA: Obama teve forte apoio de minorias e mulheres para reeleição

Vídeo: Assista a trecho do discurso de Obama após a vitória

Para conquistar sua reeleição na terça-feira, Obama contou com o voto dos hispânicos, mulheres e moderados nacionalmente e em sete dos nove swing states (Estados-pêndulo, em tradução livre), que eram considerados cruciais pelo fato de as pesquisas de intenção de voto indicarem que não tinham um resultado definido.

Indireta, a eleição americana não é decidida pela votação popular nacional, mas por disputas Estado a Estado e seus respectivos votos no Colégio Eleitoral .

Em seu discurso após a vitória , Obama  fez um apelo por união e garantiu que o país está no caminho certo apesar das dificuldades dos últimos quatro anos. "O melhor está por vir."

Com Agência Brasil

    Leia tudo sobre: eleição nos euaeuadilma rousseffbrasilobamaromney

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG