Urna eletrônica na Pensilvânia dá voto de Obama a Romney

Segundo autoridades do Estado, a urna foi consertada e agora opera normalmente; assista ao vídeo feito por eleitor

iG São Paulo |

Uma urna eletrônica do Estado da Pensilvânia apresentou falhas nesta terça-feira (6), durante a eleição para presidente dos Estados Unidos . Ao escolher o nome do atual presidente, Barack Obama , a máquina direcionava o voto para o seu rival, o republicano Mitt Romney .

O porta-voz do Departamento de Estado da Pensilvânia Ron Ruman disse que um eleitor notificou as autoridades sobre o problema, após ter tentado votar nesta terça. Um vídeo do que Ruman caracterizou como uma "falha momentânea" foi visto no YouTube por centenas de usuários.

Veja o especial do iG sobre as eleições nos EUA

iG em Chicago: 'Cada voto conta', diz eleitor em Estado de Obama

Segundo autoridades, a urna eletrônica foi recalibrada e agora opera normalmente.

Nesta terça-feira, americanos foram às urnas escolher o seu próximo presidente, para governar por um período de quatro anos.

Assista ao vídeo da urna eletrônica: 

Enquanto pesquisas nacionais indicam que o democrata e republicano estão tecnicamente empatados, a maioria das sondagens nos swing states — especialmente Iowa (6), Wisconsin (10) e Ohio (18) — mostra Obama com uma pequena vantagem, o que lhe garantiria mais chances de alcançar os 270 votos da vitória. Nenhum republicano conquistou a Casa Branca sem vencer em Ohio.

A eleição está tão apertada que há a possibilidade de uma repetição de 2000, quando o republicano George W. Bush (2001-2009) derrotou o democrata Al Gore ao vencer na Flórida, mas sem obter uma maioria na votação popular.

Na votação, nove Estados são apontados como determinantes para a vitória: Carolina do Norte, Colorado, Flórida, Iowa, Nevada, New Hampshire, Ohio, Virgínia e Wisconsin, que correspondem a 21% dos quase 230 milhões com idade para votar nos EUA.

Com AP

    Leia tudo sobre: eleição nos euaeuaurna eletrônicapensilvânia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG