Bispo Tawadros é o novo papa da Igreja Ortodoxa Copta do Egito

Líder religioso, de 60 anos, irá comandar a maior comunidade cristã no Oriente Médio

iG São Paulo |

A Igreja Ortodoxa Copta do Egito elegeu neste domingo seu novo patriarca, o bispo Tawadros, de 60 anos, que se tornou o líder da maior comunidade cristã no Oriente Médio. A cerimônia foi realizada na Igreja de São Marco, no Cairo, diante de milhares de pessoas.

Galeria de imagens: Cristãos coptas prestam última homenagem a papa Shenouda 3º

Durante uma cerimônia marcada por um protocolo solene e que é considerada o reflexo da escolha divina, um menino vendado sorteou entre os três nomes que desejavam o posto de 118º patriarca. Após retirar um papel de um baú de vidro, o bispo Pacomius, líder interino de igreja copta, anunciou que o escolhido era o bispo Tawadros.

AP
Membros da Igreja Copta do Egito participam da cerimônia: bispo Tawadros, em cartaz ao fundo, foi escolhido o novo papa

A multidão aplaudiu e aclamou a escolha, enquanto os sinos de todo o país ressoavam para celebrar a notícia.Tawadros, considerado próximo a Pacomius, ocupará o lugar do antigo papa Shenouda 3°, que morreu em março, a partir de 18 de novembro.

Além de Tawadros, outros dois candidatos haviam sido pré-selecionados para a disputa em 29 de outubro: o bispo Rafael, 54 anos, e um monge, o padre Rafael Ava Mina, de 70 anos.

Segundo analistas, o novo papa terá um papel importante no futuro da religião copta no Egito. Nas últimas semanas, o país tem observado manifestações de radicais islâmicos que clamam pela instauração da lei Sharia na nova Constituição. Estima-se que o número de cristãos ortoxos varie de 5,6 milhões a 11 milhões.

Com AFP e BBC

    Leia tudo sobre: egitoigreja ortodoxa do egitocoptaspapa coptacairooriente médio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG