"Dia dos Mortos" mexicano conquista californianos

Caveiras tradicionais na comemoração no México invadem a costa oeste dos Estados Unidos

BBC |

BBC

A comemoração do Dia dos Mortos, tradicional no início do mês de novembro no México, tem se popularizado nos Estados da costa oeste dos Estados Unidos. A tradição se transformou em moda entre grupos de jovens americanos e muitos produtos com as tradicionais caveiras mexicanas foram lançados para atender ao mercado em expansão.

Veja também: fotos do Dia de Finados no Brasil

A "mania" do Dia dos Mortos ganhou destaque principalmente na Califórnia. Um exemplo disso foi o fato de a gigante do setor alimentício, a Nestlé, ter patrocinado pela primeira vez, em 2012, a principal festa em Los Angeles, que ocorreu em um cemitério de Hollywood. O evento ocorreu no final de semana antes da data, no cemitério Hollywood Forever.

Entre as atividades estava a maquiagem para que os visitantes ficassem parecidos com as tradicionais caveiras. Cerca de 20 mil pessoas participaram da festa que se transformou no principal evento cultural no calendário do cemitério. E até mesmo a Disneylândia, que fica na cidade californiana de Anaheim, instalou seu próprio setor dedicado ao Dia dos Mortos, em meio às decorações ligadas ao Halloween.

No entanto, alguns temem que a comercialização excessiva nos EUA levará a uma perda do sentido original da comemoração. Outros afirmam que as caveiras também se transformaram em fenômeno de vendas no México.

    Leia tudo sobre: MéxicoCalifórniaEUADia dos MortosFinados

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG