Prefeito de NY diz que votará em Obama e cita esforços durante tempestade Sandy

Michael Bloomberg reiterou a importância dos esforços do atual presidente dos Estados Unidos em combater as mudanças climáticas

iG São Paulo |

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, declarou nesta quinta-feira seu apoio à candidatura do presidente americano, Barack Obama, que busca a reeleição . Segundo o influente político americano, o candidato democrata demonstrou grandes esforços com relação à mudança climática e coordenou o país de maneira exemplar durante a passagem da tempestade Sandy, que deixou um saldo de mais de 70 mortos somente nos EUA.

AP
Prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, durante a reabertura da Bolsa de Valores após tempestade Sandy

"Nosso clima está mudando", escreveu Bloomberg em artigo de opinião para a Bloomberg View. "E enquanto o aumento do clima extremo que experimentamos em Nova York e no mundo todo seja, ou não, resultado disso, o risco que isso pode oferecer devido à devastação desta semana deve obrigar todos os líderes eleitos a tomar medidas imediatas."

Veja também: Obama visita área de Nova Jersey afetada pela tempestade Sandy

Bloomberg afirmou que Obama, um democrata, tomou medidas significativas para reduzir o consumo de carbono, enquanto o seu rival republicano Mitt Romney voltou atrás em posições anteriores que tinha tomado como governador de Massachusetts para combater a mudança climática.

Michael Bloomberg não é filiado nem ao Partido Republicano nem ao Partido Democrata, por isso é chamado de "independente" nos Estados Unidos. Nas eleições presidenciais de 2008, ele sequer declarou quem iria apoiar - Obama conquistou a vitória sobre o político veterano John Mccain. 

Propostas

Segundo sua cartilha de propostas, Barack Obama defende a utilização de combustíveis menos poluentes nos carros produzidos dentro dos Estados Unidos e diz que gostaria reduzir a quantidade de petróleo que o país importa. O presidente ainda procura uma estratégia para colocar os EUA no mercado de créditos de carbono global e se mostra contrário à construção de um polêmico oleoduto que cruzaria a nação de norte a sul.

Saiba mais: Obama e Romney têm propostas diferentes para a prosperidade dos EUA

Apoio republicano

AP
Presidente Barack Obama e o governador de Nova Jersey, Chris Christie, se encontram em Atlantic City

Durante toda a visita ao estado de Nova Jersey , um dos mais afestados pela tempestade Sandy, o presidente americano esteve acompanhado do republicano Chris Christie, um dos críticos mais ferrenhos da admnistração Obama. Em face do momento delicado por qual passa grande parte da população que mora na costa leste dos Estados Unidos, ambos deixaram de lado antigas rusgas políticas.

"Quero que vocês saibam que o governador está fazendo hora extra", disse Obama. "O país inteiro está de olho no que está acontecendo. Todos sabem que Nova Jersey foi bastante castigada", completou.

O governador Chris Christie aproveitou para elogiar o desempenho de Obama frente ao grande desafio de liderar o país durante uma tempestade deste nível. "É importantíssimo que o presidente dos Estados Unidos esteja aqui neste momento", disse o republicano.

Com Reuters

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG