Os EUA em 2008 x 2012: O que mudou nos quatro anos de Obama?

Infográfico mostra que, apesar de investimentos de Obama, EUA ficaram mais pobres e ainda sofrem com perdas da crise de 2008

Carolina Cimenti - de Nova York |

Em 2008, os EUA viveram uma das piores recessões de sua história. O Produto Interno Bruto (PIB) do país caiu mais de 5% entre 2008 e 2009. A taxa de desemprego começou a subir e não parou mais. Foi nesse cenário que o democrata Barack Obama foi eleito presidente, com slogans que pediam mudança (Change) e garantindo que, sim, era possível (Yes, we can).

Leia também: Indecisos em nove Estados decidirão eleição nos EUA

Saiba mais: Veja a cobertura completa das eleições nos EUA

Conforme os números mostram, porém, até houve mudanças, mas não necessariamente para melhor. O PIB do país, considerada a inflação nos últimos quatro anos, praticamente ficou estagnado. O número de milionários cresceu nos últimos quatro anos no mundo, mas principalmente nos países emergentes (como a China e o Brasil), e não nos EUA.

Apesar de o governo Obama ter avançado com reformas da saúde e ter investido vários trilhões de dólares em infraestrutura e educação, além de ter salvado a indústria automobilística do país, os EUA ficaram mais pobres e ainda sofrem com as perdas contabilizadas durante a crise financeira.

Veja o infográfico:

    Leia tudo sobre: eleição nos euaobamaeua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG