Farc matam seis policiais em emboscada no sudoeste da Colômbia

Ataque aconteceu em uma zona rural entre os povoados de Padilla e Villa Rica. Ação acontece poucas semanas antes do início da segunda fase dos diálogos de paz

EFE |

EFE

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) emboscaram nesta segunda-feira, no sudoeste do país, uma patrulha policial, mataram seis de seus integrantes e feriram outro, informou à Agência Efe uma fonte policial.

O ataque aconteceu em uma zona rural entre os povoados de Padilla e Villa Rica, no departamento de Cauca, detalhou a fonte. Os uniformizados, um subtenente e sete patrulheiros, estavam em motocicletas e pertencem à Unidade de Intervenção e Reação da Direção de Passagem e Transporte (Unir).

Leia também:  Declarações evidenciam diferenças entre Colômbia e Farc sobre acordo de paz

A emboscada acontece poucas semanas antes do início da segunda fase dos diálogos de paz entre o Governo colombiano e as Farc, que acontecerá em Havana. O governador de Cauca, Temístocles Ortega, assinalou que as autoridades deslocaram à zona da emboscada membros do Exército e da Polícia para retomar o controle e localizar os guerrilheiros.

Horas antes da emboscada, a ONG Redepaz havia proposto ao presidente Juan Manuel Santos e às Farc que decretassem uma trégua de um mês como demonstração de confiança para avançar nos diálogos de paz.

Estimativa: Conflito com Farc consome 3% do PIB da Colômbia, dizem especialistas

Na semana passada, Santos atribuiu seu "moderado" otimismo quanto ao processo de paz empreendido com as Farc aos bem-sucedidos golpes que a polícia vem infligindo a esta guerrilha e às máfias do narcotráfico.

Nessa mesma linha, o ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón, assegurou que "desde o anúncio do processo de paz foram abatidos cerca de 50 terroristas das Farc e outros 60 foram capturados, enquanto cerca de 30 se renderam e outros 60 se desmobilizaram". 

    Leia tudo sobre: colômbiafarcacordo de paz

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG