Tempestade Sandy vira furacão e chega à Jamaica

Ruas da capital Kingston já estavam alagadas e deslizamentos haviam sido registrados

iG São Paulo |

Uma tempestade tropical batizada como Sandy ganhou força, se tornou um furacão e tocou o solo no sudeste da Jamaica nesta quarta-feira, segundo o Centro Nacional de Furacões (CNF) dos Estados Unidos. Espera-se que o olho da tempestade passe diretamente sobre as maiores cidades jamaicanas.

AP
Ondas causadas pelo furacão Sandy invadem bairro no leste da capital Kingston

De acordo com o mais recente boletim, o furacão Sandy foi registrado 8 quilômetros a leste de Kingston, na Jamaica, com ventos máximos de 130 km/h ao tocar o solo, disse o centro. O fenômeno se movia ao norte a 22 km/h.

Leia também: Furacão Isaac toca a terra no Estado da Louisiana

Escolas e empresas fecharam, e autoridades retiraram moradores de áreas propensas a inundações, levando-os para abrigos, num dia em que a ilha caribenha sofria com fortes ventos e chuvas. A maior preocupação é com moradores que vivem em áreas de risco, em construções ilegais e em barracos precários.

Segundo informações oficiais, o governo impôs um toque de recolher para a noite desta quarta-feira com intenção prevenir saques a supermercados e lojas.

Veja o vídeo: Furacão Paul perde força, mas segue rumo ao México

Havia pouco movimento nas ruas de Kingston, a capital jamaicana. Várias ruas já estavam alagadas, e deslizamentos foram registrados em aldeias próximas. Por precaução, o governo fechou até segunda ordem os dois aeroportos internacionais do país.

Cuba também está em alerta por causa do furacão, que deve poupar as áreas produtoras de petróleo no golfo do México.

Em 2004, a Jamaica sofreu bastante com o furacão Ivan, que deixou um rastro de destruição e 50 mortos. 

Com Reuters

    Leia tudo sobre: MUNDOCLIMAFURACAOSANDY

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG