Emir do Catar faz histórica visita à Faixa de Gaza

Hamad ben Khalifa Al-Thani é o primeiro chefe de Estado a ir ao território palestino governado pelo Hamas desde 2007

iG São Paulo |

O emir do Catar, Hamad ben Khalifa Al-Thani, chegou nesta terça-feira à Faixa de Gaza, na primeira visita de um chefe de Estado ao território palestino governado pelo Hamas desde 2007.

O emir entrou em Gaza pelo terminal de Rafah, no Egito, onde foi recebido pelo chefe de Governo do Hamas, Ismail Haniyeh, em uma cerimônia oficial. O emir encontrou ministros e um dirigente no exílio do movimento, Saleh Aruri, que viajou ao território palestino para a ocasião.

Leia também: Navio com militantes pró-palestina é capturado pela marinha israelense

AP
O emir do Catar, Hamad ben Khalifa Al-Thani, chega à cerimônia oficial na Faixa de Gaza

Al-Thani também deve visitar Khan Yunis, sul do território, para iniciar oficialmente a construção de um conjunto de mil residências destinadas a famílias carentes.

Ele também pretende inaugurar um projeto de reconstrução nas zonas destruídas pelo ataque israelense de dezembro de 2008 e janeiro 2009, avaliado em US$ 254 milhões, e que inclui infraestruturas e casas ao norte da Faixa de Gaza.

Esta visita tem importância particular: poucas autoridades visitaram o território palestino nos últimos cinco anos, como o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ou os ministros europeus das Relações Exteriores.

Em geral, no entanto, elas evitam qualquer contato com o Hamas, boicotado pela comunidade internacional por não reconhecer o Estado de Israel e por não renunciar à luta armada.

Com AFP

    Leia tudo sobre: gazaoriente médiofaixa de gazacatarpalestinos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG