Premiê da Finlândia escapa de atentado

Um homem teria tentando esfaquear Jyrki Katainen antes de ser detido por seguranças

iG São Paulo |

Seguranças conseguiram frustar um atentado contra o primeiro-ministro da Filândia, Jyrki Katainen, nesta segunda-feira durante um comício para as eleições municipais na cidade de Turku, na região sudoeste do país. Segundo as autoridades locais, um homem tentou atacar o premiê com uma faca. Ninguém ficou ferido.

O porta-voz do governo filandês, Kari Mokko, disse que não poderia revelar detalhes sobre o homem suspeito de tentativa de homicídio. Ele também se recusou em comentar os motivos do atentado.

AP
O primeiro-ministro finlandês Jyrki Katainen (centro): tentativa frustrada de assassinato

Jyrki Katainen, de 41 anos, continuou com a campanha eleitoral após a situação ser controlada. No domingo, municipíos em todo o país elegem novos chefes executivos.

O partido do primeiro-ministro, a Coalizão Nacional, surgiu como a principal força política da nação em abril de 2011, quando saiu vencedor nas eleições legislativas. Jyrki Katainen, ex-professor universitário, formou o seu governo unindo outros seis partidos, com membros da esquerda, centro e social-democratas.

Antes de assumir o mandato de primeiro-ministro, Katainen foi eleito para o Parlamento Nacional em 1999, tornou-se líder do seu partido em 2004 e foi o ministro das Finanças entre 2007 e 2011.

    Leia tudo sobre: finlândiaJyrki Katainenatentado a faca

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG