EUA e Irã negam acordo para diálogo sobre programa nuclear

Após Casa Branca desmentir reportagem do New York Times, ministro iraniano também informou que não há negociação direta com os Estados Unidos

iG São Paulo | - Atualizada às

EFE

A Casa Branca anunciou que "não é verdade" que os Estados Unidos e o Irã tenham chegado a um acordo para manter conversas sobre o programa nuclear de Teerã, como publicou "The New York Times", citando funcionários do governo de Barack Obama. O Irã também confirmou neste domingo que não existe negociação direta com os EUA.

Leia mais:  Na ONU, Obama prega tolerância e avisa que tempo do Irã 'não é ilimitado'

Leia também:  União Europeia amplia sanções sobre economia do Irã

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Tommy Vietor, desmentiu a informação do jornal em comunicado e reafirmou que o presidente Obama "deixou claro que vai impedir que o Irã obtenha uma arma nuclear". "Não é verdade que os Estados Unidos e o Irã entraram em acordo para negociações bilaterais ou para qualquer encontro após as eleições americanas," disse o porta-voz.

Segundo ele, o país continua a trabalhar por uma solução diplomática com os membros do Conselho de Segurança da ONU.

Já o ministro de Relações Exteriores do Irã, Ali Akbar Salehi, se pronunciou em coletiva para rechaçar a reportagem. 

"Não temos nenhuma discussão ou negociação com a América", disse Salehi. "As negociações (nucleares) estão em curso com o grupo P5+1. Além disso, não temos discussões com os Estados Unidos."

Diversas rodadas de negociação este ano entre o Irã e potencias mundiais, apelidado de P5+1, não conseguiram produzir um avanço.

*Com EFE e Reuters 

    Leia tudo sobre: euairãacordo nuclear

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG