Em meio a boatos sobre estado de saúde, Fidel aparece em foto com venezuelano

Ex-presidente da Venezuela divulga imagem de encontro com líder cubano, diz que Fidel está 'muito bem' e que os dois 'conversaram por horas'

iG São Paulo |

O ex-vice-presidente da Venezuela Elías Jaua divulgou neste domingo (21) uma foto de um encontro dele com Fidel Castro, disse que os dois conversaram por "muitas horas" e que o líder cubano "está muito bem de saúde". Na imagem, também aparecem a mulher de Fidel, Dalia Soto del Valle, e o diretor do Hotel Nacional cubano, Antonio Martinez. A divulgação da foto ocorre em meio a boatos sobre o estado de saúde de Fidel, atualmente com 86 anos, que não era visto em público desde março e deixou de escrever suas tradicionais colunas há quatro meses.

Leia mais:  Agência divulga mensagem de Fidel Castro em meio a boatos sobre morte

Adalberto Roque/AFP
Ex-vice-presidente da Venezuela divulga neste domingo foto de encontro com Fidel

No esforço de pôr fim às especulações, a agência estatal de Cuba emitiu, na quinta-feira, uma suposta mensagem de Fidel com elogios à Academia de Medicina cubana, que completou 50 anos, e lembrando o aniversário do episódio conhecido como Crise dos Mísseis, que envolveu Cuba, Estados Unidos e União Soviética, em outubro de 1962.

Desde o início de junho, Fidel não escreve suas tradicionais colunas no jornal estatal Granma. Para colaborar ainda mais com os boatos sobre seu estado de saúde debilitado, o líder comunista deixou de emitir alguma mensagem felicitando Hugo Chávez pela vitória nas eleições presidenciais realizadas há duas semanas na Venezuela.

No dia 13 deste mês, Alex Castro Soto del Valle, filho do líder cubano, afirmou, em declarações reproduzidas pela mídia local, que seu pai "está bem" de saúde e mantém sua rotina.

O comandante "apresenta bom estado de saúde, cumpre suas atividades diárias, faz exercícios, lê e se mantém bem", disse Soto del Valle, em Guantánamo, extremo leste de Cuba, ao apresentar a exposição A Face da História , com 17 fotos que tirou de seu pai de 2010 até hoje.

Em 2006, Fidel Castro foi submetido a uma complicada cirugia gastrointestinal e nunca se recuperou completamente. Em 2008, seu irmão Raul Castro assumiu oficialmente o governo cubano.

*Com AFP

    Leia tudo sobre: fidel castrocuba

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG